Buscar

Nova Andradina - Homem flagrado furtando cana para fazer garapa está na mira da Vigilância Sanitária

Amostras serão enviadas ao Laboratório Central em Campo Grande para análise quanto à possível presença de agrotóxicos

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Um homem de 62 anos, que, juntamente com mais dois indivíduos, todos residentes em Nova Andradina e que foram flagrados pela Polícia Civil de Batayporã furtando cana-de-açúcar da lavoura de uma usina para fabricação de garapa, poderá ser enquadrado pela Vigilância Sanitária.

Como se sabe, a cana plantada pelas usinas, de modo geral, recebe grandes aplicações de agrotóxicos e seu consumo para outras finalidades que não sejam a fabricação de açúcar e etanol pode colocar em risco a saúde da população.

Na manhã desta terça-feira (12), o Nova News apurou junto à Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina que, assim que tomou conhecimento do fato, uma equipe da fiscalização de alimentos foi até o comércio do acusado, na Avenida Ivinhema, para recolher amostras.

As coletas serão enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS), em Campo Grande, que procederá a análise dos produtos e emitirá um laudo atestando ou não a presença de resíduos impróprios ao consumo humano.

Segundo a Vigilância Sanitária, caso seja comprovada a existência de substâncias nocivas à saúde, o dono do ponto de venda de caldo de cana será notificado, bem como o caso será encaminhado ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS) para providências.

Conforme a pasta, o ideal é que cana-de-açúcar para extração de caldo seja plantada exclusivamente para esta finalidade e tratada de forma orgânica, sem a adição de produtos químicos.

Na ocorrência policial consta que, em conversa com o autor, ele teria dito que a prática de usar cana furtada é costumeira. O homem explicou que subtrai o produto há vários anos tanto de outras frentes de serviço da Usina Laguna, em Batayporã, quanto da Usina Santa Helena, em Nova Andradina. 

Entre em contato com o Nova News 

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.