Publicado em 30/04/2022 às 06:59, Atualizado em 30/04/2022 às 11:15

Nova Andradina - Imasul convoca população para discutir enquadramento do Córrego do Baile

Acácio Gomes, Redação Nova News*
Cb image default
Imagem: Divulgação

Servidores da Gerência de Recursos Hídricos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estarão em Nova Andradina na terça-feira (03), onde promovem, às 18h30, no Centro de Convenções Sílvio Ubaldo de Souza, reunião pública para apresentar os estudos e discutir o enquadramento do Córrego do Baile.

O chamado enquadramento atende a critérios técnicos que avaliam a qualidade da água de determinado corpo hídrico (rio, córrego, lagoa) e tem o objetivo de estabelecer meta para sua melhoria, além de especificar a que uso essa água pode ser destinada na condição em que se encontra. São cinco as classes dos corpos hídricos, a depender do grau de pureza (Especial, Classe 1, Classe 2, Classe 3 e Classe 4), indo desde o padrão excelente até ruim.

“Não significa que o corpo d’água classificado como Nível 4 esteja poluído e totalmente impróprio para uso, mas que pode e deve ser melhorado. Ao determinar o nível em que o corpo d’água se encontra, o estudo também aponta as ações a serem executadas para elevar o padrão de qualidade até se chegar aos níveis mais altos”, disse o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio.

A classificação considera onze variáveis de possibilidades do uso da água de determinado corpo hídrico: preservação e equilíbrio natural das comunidades aquáticas, proteção das comunidades aquáticas, recreação de contato primário, aquicultura, abastecimento para consumo humano, recreação de contato secundário, pesca, irrigação, dessedentação de animais, navegação e harmonia paisagística.

Cb image default

Antes de serem classificados, todos os corpos hídricos são considerados de Classe 2, ou seja, estão aptos para atender a todos os usos possíveis, com exceção do primeiro: preservação e equilíbrio natural das comunidades aquáticas. Após o estudo que avalia a qualidade em geral da água e do entorno do corpo hídrico, pode acontecer de haver rebaixamento de nível, o que induz a falsa sensação de que ocorreu uma piora. “Na verdade, o que está acontecendo é o estabelecimento da Classe correta mediante os estudos realizados”, explica Sampaio.

O Imasul já fez a classificação de inúmeros corpos hídricos. Atualmente, estão em processo de classificação outros onze, entre os quais o Córregos do Baile, em Nova Andradina, e o Córrego Laranja Doce, em Dourados. (*As informações são de João Prestes / Semagro).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!