Buscar

Nova Andradina institui Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

Cb image default
Foto: Divulgação

Por meio do Projeto de Lei Ordinária 008/2022, foi instituída em Nova Andradina a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, a ser realizada anualmente a partir do dia 02 de abril. A medida foi aprovada na terça-feira (12), durante a 7ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa, e segue para ser sancionada pelo prefeito Gilberto Garcia (PL).

A proposta é de autoria das vereadoras Gabriela Delgado (PSB), Márcia Lobo (MDB) e Cida do Zé Bugre (PL) e vereadores Josenildo Ceará (PT), Dr. Leandro Fedossi (PSDB), Wilson Almeida (PSDB), Pedro Soares (PSD), Arion Aislan (PL), Deildo Piscineiro (PSDB), Dr. Sandro Hoici (sem partido), Fábio Zanata (MDB), Alemão da Semente (PDT) e João Dan (PDT).

Sobre a data

A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

De acordo com a Revista Autismo, “O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.”

“Muitos são os mitos em referência ao autismo, portanto este projeto visa à divulgação e a conscientização em relação a este transtorno que está presente na nossa população. Sendo assim, mostra-se de total importância para os nossos munícipes que eles tenham conhecimento das informações sobre o autismo”, argumentaram os parlamentares na justificativa do projeto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.