Buscar

Nova Andradina - Moradores denunciam queimadas constantes no Jardim Universitário 2

Colocar fogo em lixo e terrenos baldios é crime

Cb image default
Imagem: WhatsApp / NovaNews

Nos últimos dias, constantes queimadas em terrenos existentes na região do Jardim Universitário 2, em Nova Andradina, têm causado muitos transtornos aos moradores daquele bairro.

Vários leitores do Nova News entraram em contato com o site para dizer que na noite desta terça-feira (14), bem como na noite do último domingo (12), focos de incêndio foram registrados.

Por meio de fotos e vídeos encaminhados ao site, os denunciantes comprovam que a situação enfrentada por eles não é nada fácil.

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRlBvcnRhbE5vdmFOZXdzJTJGdmlkZW9zJTJGMzIzNzA5MjA2NjMxMjU5NSUyRiZhbXA7c2hvd190ZXh0PTAmYW1wO3dpZHRoPTI2MSIgd2lkdGg9IjI2MSIgaGVpZ2h0PSI0NzYiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd3RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSIgYWxsb3dmdWxsc2NyZWVuPSJ0cnVlIj48L2lmcmFtZT4=

Vídeo: WhatsApp / Nova News

“Essa semana colocaram fogo no terreno em frente de casa. Aí o vento virou para o nosso lado e coisa ficou complicada. Minha mulher está gestante, tenho filho pequeno e não sabemos mais o que fazer”, desabafou um dos moradores.

Redução da qualidade do ar devido à fumaça, sujeira provocada pelas cinzas e risco de que o fogo atinja alguma residência são apenas alguns dos problemas causados pelos incêndios.

Problemas respiratórios como, bronquite, asma, sinusite e rinite, nariz entupido, rouquidão, tosse alérgica, conjuntivite, irritação nos olhos e garganta, alergia e vermelhidão na pele, e doenças cardiovasculares, estão entre os problemas mais frequentes que se agravam em decorrência da fumaça.

Cb image default
Imagem: WhatsApp / Nova News

Colocar fogo é crime

As queimadas, ainda que em propriedades particulares é crime! A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, descreve no artigo 54 o crime de poluição, que configura o ato de causar poluição, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora.

O ato de atear fogo em lixo doméstico praticado por diversos cidadãos como forma de dar fim a lixos em terrenos baldios, além de causar danos à saúde pública com a fumaça, provoca risco de incêndio em proporções maiores, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais nas redondezas. A ação pode gerar multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de detenção.

A fiscalização das queimadas no Estado é realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em parceria com as prefeituras municipais. A orientação da PMA para quem deseja fazer uma limpeza no seu terreno, é buscar empresas que tenham capacidade de fazer a remoção adequada do material.

Denúncias

Para acionar a PMA de Batayporã, que atende também nos municípios de Nova Andradina, Taquarussu, Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul, a população pode entrar em contato através do telefone (67) 3443 10 95 ou pelo e-mail [email protected].

Em Nova Andradina, as pessoas também podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone 3441-1250.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.