Publicado em 25/11/2020 às 09:04, Atualizado em 25/11/2020 às 13:17

Nova Andradina - Moradores denunciam tráfego de caminhões e carretas em ruas proibidas

Reclamações podem ser encaminhadas ao Demtran pelo telefone (67) 3441-9102

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Carreta "encalhada" no cruzamento das ruas Elzio Gonçalves e Vearni Castro - Imagem: WhatsApp / Nova News

Moradores da Rua Elzio Gonçalves Dias mantiveram contato com o Nova News nas últimas horas para denunciarem o tráfego de irregular de caminhões e carretas pela via, onde o trânsito de veículos cargueiros , em tese, é proibido. O fato também estaria ocorrendo em outras ruas de Nova Andradina.

Segundo os cidadãos, além do desrespeito à proibição, os condutores das carretas e caminhões acabam, muitas vezes, danificando veículos estacionados, subindo em calçadas e até mesmo colocando em risco a segurança e a vida de outros condutores e ainda de motociclistas, ciclistas e pedestres.

Desde dezembro de 2019, quando a ponte sobre o Córrego Umbaracá, no anel viário, ficou interditada, o fluxo de veículos cargueiros foi desviado para área central de Nova Andradina, porém, a via obrigatória para eles é a Avenida Ivinhema, sendo proibido o tráfego em outras ruas, a não ser em caso de entregas no comércio, dentro do horário estabelecido.

Esta semana, uma carreta que trafegava pela Rua Elzio Gonçalves, ao fazer a conversão na Rua Vearni Castro, subiu na calçada de uma residência onde o morador havia fixado barreiras de concreto. Pneus estouraram e o veículo ficou “encalhado” no cruzamento, causando transtornos a moradores e demais condutores.

Cb image default
Pneus do veículo cargueiro estouraram ao passarem por obstáculos de concreto sobre a calçada - Imagem: WhatsApp / Nova News

Imagens enviadas por outros cidadãos mostram até mesmo carretas canavieiras trafegando em ruas onde o trânsito de veículos de grande porte seria proibido. “É uma falta de respeito para com a legislação municipal e para com todos nós que moramos aqui”, disse um nova-andradinense.

Na manhã desta quarta-feira (25), o Nova News entrou em contato com o Departamento Municipal de Trânsito de Nova Andradina (Demtran), onde obteve a informação de que, de fato, o tráfego de veículos cargueiros é permitido apenas no seguinte itinerário: trecho da Avenida Eurico Soares de Andrade (saída para Batayporã) - Avenida Ivinhema - trecho da Rua Espírito Santo - trecho da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade (saída para Ivinhema).

Segundo a pasta, agentes de trânsito realizam fiscalizações em vários pontos da cidade, sendo que, sempre que constatada alguma irregularidade, é feita uma notificação. Os fiscais estariam, inclusive, intensificando o monitoramento nas regiões dos bairros Jardim Imperial e Monte Carlo, uma vez que estas localidades também estariam sendo usadas como rotas alternativas por caminhoneiros e carreteiros.

Cb image default
Até mesmo uma fila de carretas canavieiras já teria sido flagrada no local - Imagens: WhatsApp / Nova News

Segundo a equipe do Demtran, placas de sinalização indicam o sentido obrigatório para caminhões e carretas, sendo que, em caso de desrespeito, os moradores podem acionar os agentes municipais de trânsito pelo telefone (67) 3441-9102. Fora do horário de expediente das repartições municipais, os cidadãos podem chamar a Polícia Militar pelo 190 para averiguação da situação.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!