Publicado em 20/05/2021 às 09:51, Atualizado em 20/05/2021 às 13:53

Nova Andradina oficializa pedido para iniciar vacinação por faixa etária

Município afirmou ter imunizado todos os grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, e pede agora que a continuidade seja por faixa etária

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Cogecom

Nova Andradina e mais cinco municípios do Estado oficializaram pedido para iniciar a vacinação contra o novo Coronavírus por faixa etária depois de finalizar a imunização do público prioritário previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Além de Nova Andradina, Antônio João, Batayporã, Japorã, Paranhos e Porto Mortinho esperam pelas mudanças. O pedido foi feito pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems) à Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

"Nós sempre defendemos descer por faixa etária. Em abril, quando muitos já estavam encerrando a vacinação dos idosos e das pessoas com comorbidades fizemos a solicitação, que agora foi novamente reiterada, e estamos fazendo um estudo analítico sobre a situação", afirma Rogério Leite, presidente do Cosems.

Na mesma linha, o secretário de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano, acredita que mais pessoas estariam vacinadas caso a prioridade fosse por faixa etária. "Se desde o início tivéssemos começado por idade, a vacinação estaria mais avançada. Eu entendo a definição de grupos, mas assim evitaríamos questionamentos e interpretações extensivas, pois na ponta nos deparamos com inúmeras situações, seria mais prático e célere”, destaca.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!