Buscar

Nova Andradina participa da luta mundial contra o trabalho infantil

Comissão Executiva se reúne para planejar ações em alusão à data. Trabalho Infantil Rouba Infância! Denuncie. Disque 100

"Não proteger a criança é condenar o futuro". Com este slogan, o Ministério de Desenvolvimento Social promove a campanha de 2018 do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado no próximo dia 12 de junho (terça-feira).

Em Nova Andradina, a Comissão Executiva de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI realizou reunião inter setorial na última quinta-feira (7) para efetuar o planejamentos das ações alusivas à data, que foi instituída em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Durante todo este mês de junho serão realizadas blitzes educativas, palestras para as famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, abordagem educativa nos comércios e entrevistas às rádios locais. As atividades têm caráter de erradicação e prevenção ao trabalho infantil no município de Nova Andradina.

O trabalho infantil é proibido para pessoas menores de 18 anos, por causar prejuízos graves ao desenvolvimento pleno de meninas e meninos, além do risco de acidentes. No Brasil, mais de dois milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos são trabalhadoras. Os dados mais recentes são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, realizada pelo IBGE em 2016.

Cb image default
Comissão Executiva de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil  realizou reunião inter setorial na última semana - Foto: João Cláudio

Mais sobre a campanha

Em 2002, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituiu o dia 12 de junho como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e, desde então, convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, a data foi instituída em 2007, por meio da Lei Nº 11.542/2007. A luta contra o trabalho infantil é representada pelo catavento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Este símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. Representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Trabalho Infantil Rouba Infância! Denuncie. Disque 100.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.