Buscar

Nova Andradina participa de reunião on-line do programa Cidade Empreendedora

Encontro reuniu gestores de 22 municípios que aderiram ao programa, dando início ao trabalho de mentoria oferecido aos gestores públicos

Cb image default
Imagem: Cogecom

Resolver demandas urgentes, se preparar para evitar problemas futuros e garantir o desenvolvimento do município. São muitos os desafios enfrentados pelas gestões municipais, em um contexto onde a economia foi diretamente impactada pela pandemia do novo coronavírus, e para superá-los é preciso agir de forma assertiva. Este foi o assunto abordado durante o primeiro Encontro On-line de Gestores Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS na quarta-feira (9).

O evento reuniu gestores de 22 municípios que aderiram ao programa em Mato Grosso do Sul neste ano. Nova Andradina foi representada pelos secretários Hernandes Ortiz (meio ambiente e desenvolvimento integrado), Júlio Cesar Castro Marques (infraestrutura) e Emerson Nantes (finanças), além do corpo técnico que atua neste programa no âmbito municipal.

O evento foi aberto pelo diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, que enfatizou a importância do trabalho em conjunto e do comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento das cidades. "Vocês enquanto gestores são líderes e o grande protagonismo é de vocês e da equipe que possuem, estamos aqui, enquanto Sebrae, para trabalharmos juntos, ajudá-los a fazer a diferença e transformar os municípios", expôs Tito.

Na data, o encontro trouxe como tema central "Os desafios da gestão 2021-2024 para vencer a crise". De acordo com o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial (UCE) do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, a temática veio somar com o trabalho que já é desenvolvido junto às prefeituras por meio do Cidade Empreendedora.

"Em tempos de desafios é preciso olhar para o futuro e o evento veio como continuidade do apoio que o Sebrae já vem oferecendo às prefeituras, percebemos a necessidade de falar sobre o assunto diante das dificuldades que os gestores vinham expondo para nós. Trouxemos formas de como reduzir custos, trabalhar de maneira integrada, como conseguir recursos e medidas que podem ser adotadas tanto de forma rápida como a longo prazo para que os gestores enxerguem as oportunidades que podem abraçar", pontuou Rodrigo.

Durante o encontro, assuntos como Transformação digital e Governo eletrônico, Economia 4.0, Economia Circular, Transparência e Prestação de contas e Governança Colaborativa foram abordados por dois convidados renomados, consultores do Sebrae/MS que vão atuar como mentores e acompanharão os gestores durante os 15 meses de execução do programa Cidade Empreendedora: Silvio Barros e Fábio Schroeter.

Ex-prefeito de Maringá (PR) por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e ganhador de diversas premiações na área do empreendedorismo, Silvio atua nas áreas de planejamento, construção de cenários futuros e estratégias para o contexto pós-pandemia. Já Fábio foi prefeito do município de Campo Verde (MT), também por dois mandatos (2013-2020), enquanto gestor aderiu ao Cidade Empreendedora e desenvolveu iniciativas que se tornaram modelo. Atualmente, as ações são replicadas pelo programa em diversos municípios do país como o projeto Recicla Verdinho.

Segundo Silvio, o diálogo com os gestores durante o encontro veio como uma forma de provocá-los a pensarem no agora, mas também no futuro. "Há muitas questões que aparentemente não são emergenciais, mas podem se tornar algo urgente lá na frente. Por exemplo, muitos empregos serão substituídos por máquinas nos próximos anos. Como lidar com isso? É possível se antecipar e preparar essas pessoas para permanecerem inseridas no mercado de trabalho. Queremos mostrar que o planejamento é necessário e que isso é uma responsabilidade da gestão, mas também é responsabilidade da sociedade e é preciso se trabalhar de forma colaborativa", expôs o ex-prefeito.

Mentoria de prefeitos

De forma inédita em âmbito nacional, esta edição do programa Cidade Empreendedora realizada em Mato Grosso do Sul vai oferecer um trabalho de mentoria aos gestores públicos e o evento on-line é o primeiro passo para o desenvolvimento desta iniciativa.

Durante a execução do programa, os prefeitos serão acompanhados pelos consultores do Sebrae/MS mensalmente. Os 22 gestores foram divididos entre os mentores de acordo com o perfil, serão levantadas as particularidades de cada município e o trabalho vai ser realizado de forma personalizada, de acordo com a necessidade de cada um.

De acordo com Fábio, a ideia é promover a troca de experiências e contribuir para o desenvolvimento das cidades. "Iremos nos reunir com os gestores e trabalhar de forma assertiva, a partir da realidade na qual cada prefeito está inserido. Vamos levar ideias que podem solucionar os problemas locais e ajudá-los no processo de execução. Tentar passar para os gestores as experiências que a gente teve na ocasião em que fomos prefeitos", ressaltou o mentor.

Além de Nova Andradina, irão receber a consultoria os gestores de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. (Com informações assessoria do SEBRAE/MS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.