Publicado em 28/04/2016 às 11:36, Atualizado em 26/04/2017 às 16:17

Nova Andradina participará da 2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Acácio Gomes, Redação Nova News

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizará, entre 13 e 17 de junho, a 2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Com o lema "Conciliação: você participa da solução", o objetivo é promover o diálogo entre patrões e empregados para proporcionar acordos conciliatórios nos processos - uma forma de solucionar os litígios de forma rápida e mais barata, além de desafogar a Justiça do Trabalho.

A Vara do Trabalho de Nova Andradina, a exemplo das demais Varas Trabalhistas de Mato Grosso do Sul, integra a ação, sendo que, as partes interessadas devem acionar seus advogados, solicitando, caso seja possível, a inclusão do processo na Semana da Conciliação. Informações sobre a ação na região podem ser obtidas pelo telefone (67) 3441-2133 ou na sede do órgão, localizada à Rua José Gomes da Rocha, ao lado da unidade do INSS.

Vara do trabalho de Nova Andradina atende também o Distrito de Nova Casa Verde, as cidades de Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Taquarussu, Angélica e o Distrito de Ipezal (Imagem: Arquivo / Nova News)

De acordo com o vice-presidente do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, "a conciliação é a melhor maneira de solucionar litígios uma vez que todos ganham com esta prática, a começar pelas partes que vão ter suas querelas resolvidas de uma forma célere," destacou. O evento será realizado nos órgãos da Justiça do Trabalho de 1ª e 2ª graus e conta com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.  A primeira edição do evento, realizada em 2015, alcançou R$ 446 milhões em acordos homologados em todo país.

Para estimular empresas a aderirem a prática conciliatória e a participação no evento, a vice-presidência do TST tem realizado encontros com os maiores litigantes da Justiça do Trabalho.  A Caixa Econômica Federal, por exemplo, foi a primeira empresa a se comprometer formalmente com o TST apresentando ao longo do evento, 4,6 mil propostas de acordos em processos que tramitam nas cortes trabalhistas. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), que atualmente tem mais de 11 mil processos na Corte, também se comprometeu a se engajar na Semana Nacional de Conciliação e já desistiu de interpor recursos em 254 processos no TST onde as decisões foram desfavoráveis à empresa.

Como participar?

Todas as empresas que desejarem participar da 2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista devem entrar em contato com o Tribunal Regional do Trabalho de sua respectiva região, por meio da Presidência ou do Núcleo de Conciliação, ou com a vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho, dependendo do estágio em que o processo se encontra.

O prazo máximo para que as empresas apresentem os processos que vão ser alvo de acordos vai até o dia 13 de maio de 2016, exatamente um mês antes do inicio da II Semana, que acontece em junho. (Com informações do TRT-MS e CSJT).