Buscar

Nova Andradina pode adotar medidas mais severas no enfrentamento à covid-19

Parte da população não estaria levando a sério as restrições impostas pelo município até agora

Cb image default
Policiais civis, o procurador do município, Jailson Pfeifer, e o secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, durante fiscalização realizada recentemente - Imagem: Arquivo / Cogecom

Com o registro de 81 casos confirmados de covid-19 até esta segunda (13), sendo 56 curados, 23 ativos e 02 óbitos, o município de Nova Andradina pode adotar, nos próximos dias, medidas mais severas com relação ao enfrentamento da pandemia.

Na avaliação do secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, grande parte da população não estaria levando a sério as medidas impostas pelo município com relação ao combate da pandemia. Ele disse que o crescimento do número de casos confirmados nas últimas semanas e quantidade de festas clandestinas registradas pelas autoridades provam isso.

Segundo ele, apenas na sexta-feira (10), foram registradas 10 denúncias de festas em residências nos assentamentos Santa Olga, Nova Casa Verde e em bairros da cidade. “Isso nos preocupa porque os casos confirmados são, em sua maioria, de pessoas que vieram de fora ou viajaram para outra cidade e, logo em seguida, fizeram ou estiveram em festas”, apontou Sérgio.

O gestor explicou que somente neste mês de julho, foram registrados mais de 30 casos de covid-19. Também houve aumento na procura por atendimento no Polo de Triagem de Sindromes Gripais, principalmente a partir do final do mês de junho. Na semana passada, 353 pessoas passaram por consulta. Agora, 398 pessoas estão em monitoramento pelas equipes de vigilância epidemiológica.

A adoção de medidas mais severas por parte da Administração Municipal foi apontada como uma resposta à não adesão de parte da população ao lockdown nos últimos dois domingos e a insistência na promoção de festas e eventos com aglomeração de pessoas.

A definição destas novas medidas deverá ser discutida pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, posteriormente, divulgada nos órgãos de imprensa oficiais. “Talvez teremos que editar novas medidas mais duras para diminuir o contágio nos próximos dias e evitar uma catástrofe maior, com o nosso hospital lotado”, avisou.

Denúncias

Nas últimas semanas, o Nova News tem divulgado de forma incisiva os canais de denúncias por meio dos quais os cidadãos podem acionar as autoridades no caso de ocorrências de festas, aglomerações e outras situações que possam ir contra as recomendações das autoridades.

Em Nova Andradina, por exemplo, durante a semana, em horário de expediente, as pessoas podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (67) 3441-4080. Já durante a noite ou em finais de semana e feriados, o plantão para denúncias é o celular / Whatsapp (67) 9 8427-5097. Também é possível acionar a Polícia Militar pelo 190, que atende 24h.

Na cidade de Batayporã, a Vigilância Sanitária atende pelo celular / Whatsapp (67) 9 9271-2982, inclusive durante os finais de semana e feriados. Também é possível comunicar irregularidades à Polícia Militar pelo 190.

Com relação às demais cidades da região, nos sites das respectivas prefeituras há os telefones de contato das secretarias de Saúde para a realização de denúncias, mas os moradores também podem acionar a Polícia Militar, sempre pelo 190, que é o número padrão da instituição em todos os municípios.

Todos os casos de desobediência aos decretos municipais e às recomendações das organizações de saúde serão registrados nas delegacias de Polícia Civil e devidamente apurados, porém, é óbvio que, em situações de flagrante, ou seja, quando a denúncia é feita no momento em que o fato ocorre, a ação das autoridades de fiscalização se torna muito mais eficaz. (Com informações da Cogecom).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.