Buscar

Nova Andradina prepara volta às aulas na Rede Municipal de Ensino; Rede privada retorna na próxima segunda

Informações foram transmitidas em uma live

Cb image default
Imagem: Arquivo/Cogecom

Em uma live transmitida na página da prefeitura de Nova Andradina, na manhã desta sexta-feira (29), a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), Giuliana Masculi Pokrywiecki, detalhou o planejamento de volta às aulas na Rede Municipal de Ensino.

A chefe da pasta confirmou o retorno das aulas na REME para o dia 1° de março, que se dará de forma hídrida – aulas remotas e presenciais - para evitar aglomerações.

“Estamos planejando o retorno, mas ele só vai ser possível se o número de casos ativos de covid-19 no município for menor. Fevereiro será um mês de preparo e formação. Temos que orientar nossos funcionários sobre as medidas de biossegurança para conduzir os alunos dentro da escola. Sabemos que no projeto tudo é muito lindo, mas os pais serão orientados a repassar as informações para seus filhos e aqueles que não cumprirem as especificações não poderão ficar no ambiente escolar,” afirmou.

Cb image default
Secretária durante live - Imagem: Reprodução

A SEMEC confirmou ainda que está investindo na compra de equipamentos de proteção individual para profissionais e estudantes, além de itens para higienização. "Todas as escolas terão álcool em gel para higienização. No caso das máscaras vamos fornecer para o aluno que não tenha, ou que tenha esquecido de levar, ou ainda caso estrague, por exemplo. Vamos pedir para que levem sua garrafa de água e a máscara, se tiverem", afirmou.

O protocolo estabelecido pela Saúde conta ainda com medidas de biossegurança para o transporte escolar, quantidade de alunos de acordo com a metragem das salas de aula, reorganização de horários e suspensão dos intervalos e recreio.

Segundo informado ainda por Giuliana, os pais receberão orientações sobre como será todo o processo de retorno das atividades presenciais, de acordo com os protocolos de biossegurança, e podem optar por levar ou não o filho para a escola neste momento. "Neste caso, o aluno terá apenas aulas remotas".

Também não existe uma definição sobre o trabalho dos servidores do grupo de risco. "A SEMEC está terminando os levantamentos necessários para tomar as providências cabíveis".

Creches

De acordo com titular da Educação, ainda está sendo estudado o retorno das crianças para as creches. "Ainda não temos um protocolo para receber as crianças no ambiente escolar. Elas chegam nos Ceinfs e vão para o colo da professora, e esse contato pode disseminar o vírus, tanto ela pode trazer como ela pode se contaminar. As crianças vão para a creche e começam as viroses, as gripes, ficam doentinhas. Então, em tempos de pandemia, levar uma criança para um hospital é complicado. Não temos como assumir essa responsabilidade", frisou.

Rede Privada de Ensino

A Rede Particular de Ensino tem autonomia para planejar o retorno das aulas. De acordo com o apurado pela reportagem, o ensino híbrido também será aplicado nas instituições, porém o retorno das aulas está previsto para a próxima segunda-feira (1°).

REE

A Secretaria Estadual de Educação (SED) confirmou,no dia 08 de janeiro, o retorno das aulas na Rede Estadual de Ensino (REE) para o dia 1° de março. Ainda de acordo com a SED, a volta será online de início, com o retorno às salas de aula se dando de forma progressiva, evitando aglomerações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.