Publicado em 21/01/2021 às 15:40, Atualizado em 21/01/2021 às 19:45

Nova Andradina: Presidente do Simted se reúne com prefeito e apresenta pauta de reivindicações

Simted,
Cb image default
Imagem: Divulgação

O presidente do Simted NA (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina), Edson Granato, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (20/01) com o prefeito Gilberto Garcia para apresentar as reivindicações da categoria, já protocolada junto a Prefeitura.

Este foi o primeiro encontro da direção do Sindicato após a posse do prefeito reeleito. O vereador e professor Fábio Zanata também participou da reunião.

Edson Granato apontou que a pauta deste ano foi revisada em alguns pontos do ano anterior (como plano de saúde e melhorias na infraestrutura da estrada de acesso ao Simted Clube) e incluídas novas demandas para este ano.

A questão do reajuste salarial dos servidores públicos foi a primeira debatida na reunião, pois em virtude da Lei Complementar nº 173, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus, as revisões salariais estão proibidas. "A alternativa é propor a revisão da tabela do plano de cargos e carreira do servidor público e dos professores. Esta é uma possibilidade legal e vamos lutar por essa conquista", declarou o representante dos trabalhadores em educação do município.

O presidente destacou ainda outras pautas como a aprovação do plano de saúde para os servidores, a agilização da averbação automática do tempo de serviço dos professores, conforme a lei complementar nº 252 de 2020 e a reformulação do plano de cargos e carreira, ou seja, lei 047 e lei 42, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos da administração direta, das autarquias e fundações públicas do município de Nova Andradina.

Nestes 3 itens da pauta, Edson já teve uma devolutiva do prefeito. Com relação ao plano de saúde, o setor jurídico analisa a necessidade de fazer uma licitação para contratação do serviço ou se é possível fazer por meio de um convênio com os sindicatos. "O Simted irá fazer um levantamento para saber quantos servidores públicos têm interesse de contar com este benefício e, se é viável a parceria com o município", adiantou o presidente.

No tocante a averbação automática, o prefeito solicitará a agilização dos processos que estão chegando para a análise da procuradoria e do setor de recursos humanos. Outra boa notícia é que já está autorizada a criação de uma comissão para promover estudos referentes a reforma do plano de cargos e carreira dos servidores.

"Essa comissão será formada por representantes dos sindicatos, setores jurídico do poder legislativo e executivo, conselho da educação e Secretaria Municipal de Educação. O professor e vereador Fábio Zanata nos ajudará também nesta tarefa, pois vem acompanhando desde o início esse processo junto ao poder público enquanto ainda respondia pela pasta da educação", frisou Edson, ao agradecer a presença do vereador na reunião.

A pavimentação asfáltica da avenida que dá acesso ao Simted Clube, a iluminação pública deste trecho e a construção de um trevo de acesso à entrada para o Jardim Tropical foram assuntos já tratados no ano passado e retomados neste novo encontro entre governo e sindicato.

"Só não tivemos avanço na construção do acesso de entrada para o Simted, em estrada vicinal paralela à rodovia. Nos demais pontos, tivemos alguns avanços. Iniciamos as conversações para que a pavimentação seja feita através de uma parceria entre município e moradores. Uma reunião será marcada com os representantes do bairro para verificar se há interesse dos moradores. A questão da iluminação, o trabalho já está em andamento", explica.

Pauta de reivindicações

1º Reajuste Salarial;

2º Plano de Saúde;

3º Agilizar a averbação automática do tempo de serviço dos professores, conforme a lei complementar nº 07 de 2020;

4º Pavimentação Asfáltica da Avenida no SIMTED CLUBE e iluminação pública

5º Acesso de entrada para o SIMTED CLUBE, em estrada vicinal paralela a rodovia;

6º Reformulação do plano de cargos e carreira - lei 047 e lei 42, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos servidores públicos da administração direta, das autarquias e fundações públicas do município de Nova Andradina.