Publicado em 26/02/2022 às 14:49, Atualizado em 26/02/2022 às 18:55

Nova Andradina promove lançamento do 'Projeto Bem Nascer MS' com o propósito de reduzir a mortalidade materna e infantil

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação/Cogecom

Nesta sexta-feira (04/03), às 09 horas, será lançado em Nova Andradina o 'Projeto Bem Nascer MS'. Madrinha do projeto no município, a primeira dama Joana Darc Bono Garcia convidou autoridades e profissionais ligados a sáude básica das ESFs para participar da cerimônia de lançamento do projeto e inauguração da sala de referência.

O Bem Nascer é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde com o apoio e comprometimento do município, para redução da mortalidade materna-infantil no Estado, com o propósito de melhorar a estruturação dos serviços de saúde que ofertam atendimentos às crianças e mulheres, como também, a qualificação dos profissionais e atualização da rede materno e infantil do Mato Grosso do Sul.

A primeira dama Joana Darc representará as mulheres nova-andradinenses e a importância do cuidado com a saúde feminina e também das crianças. Já a Secretaria Municipal de Saúde irá desenvolver as ações no âmbito das ESFs, Clínica da Mulher e outros locais que se dedicam a cuidar da saúde das mulheres e dos bebês.

Os eixos prioritários do Bem Nascer MS são: educação permanente; linhas de cuidado materno-infantil; monitoramento e avaliação; planejamento reprodutivo; sífilis congênita; prevenção à mortalidade materno e infantil; produção científica; financiamento e governança.

Para fortalecimento das ações do 'Bem Nascer MS', Nova Andradina recebeu do secretário do estado, Geraldo Resende, equipamentos e recursos como um novo ultrassom, entre outros aparelhos que serão apresentados durante a solenidade inaugural.

O Hospital Regional como parte da rede de saúde responsável pelo tratamento materno e infantil e realização de partos também será contemplado com investimentos.

O desafio de reduzir os índices de mortalidade materna e infantil não é exclusividade de Mato Grosso do Sul, o Brasil precisa atingir até 2030, metas de redução da mortalidade materna, conforme pactuação definida nos 'Objetivos do Desenvolvimento Sustentável' (ODS), considerando morte materna como todos os óbitos que ocorrem durante a gravidez ou até os 42 dias seguintes ao parto, para cumprir acordos firmados com a ONU.

A meta é reduzir até 2030, a razão de mortalidade materna para menos de 30 por 100 mil nascidos vivos e também a redução da mortalidade infantil para um único dígito.

Cb image default