Buscar

Nova Andradina prossegue com vacinação contra gripe

Meta estipulada para Nova Andradina é de 80% (Foto: Natalho Cuer/PMNA)

A campanha de vacinação contra a gripe continua nas unidades de saúde de Nova Andradina. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, até a última semana, 50% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários já tinham recebido a dose de imunização. A meta estipulada para o município é de 80%. 

Embora não haja prazo para o término da campanha, é importante que as pessoas procurem as unidades de saúde para se vacinar. A vacinação está disponível no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e nos postos de Estratégia de Saúde da Família dos bairros Horto Florestal e Morada do Sol.

Conforme o Secretário de Saúde, Silvio Senhorini, a vacina protege contra os vírus mais circulantes no país (Influenzas A H1N1 e H3N2 e Influenza B), por isso todas as pessoas que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente. A vacina é segura, pois é feita com o vírus inativado, e só é contraindicada para quem já apresentou reações adversas em campanhas anteriores ou que tenha alergia ao ovo e seus derivados.

Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Confira os grupos de risco: pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhadores da Saúde (serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, cuja ausência comprometa o funcionamento desses); trabalhadores que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para Influenza; pessoas portadoras de doenças crônicas; povos indígenas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.