Buscar

Nova Andradina - Psicóloga Thays Moya defende Orientação Profissional como um caminho para melhorar a qualidade de vida

Além do procedimento com adolescentes e jovens, ela também atua na área da Reorientação de Carreira para pessoas que já estão no mercado de trabalho

Cb image default
Psicóloga Thays Moya - Imagem: Acácio Gomes

“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”. Essa frase do pensador e filósofo chinês Confúcio transmite o conceito do quão prazeroso é se dedicar a uma atividade profissional na qual a pessoa se sinta realizada em todos os sentidos, porém, esta não é uma decisão tão simples - Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista e saiba mais.

Uma escolha profissional errada pode transformar o indivíduo em uma pessoa desmotivada, frustrada, estressada, pois ela passa a enxergar o trabalho apenas como uma penosa obrigação e não como uma atividade que pode a realizar e a fazer se sentir bem.

>> Podcast: Esta matéria está disponível em áudio! Para ouvir, clique aqui.

Neste sentido, a psicóloga de Nova Andradina, Thays Moya (CRP 14/06866-3), destaca a importância do processo de Orientação Profissional e Reorientação de Carreira, por meio do qual ela tem ajudado várias pessoas a encontrarem o caminho da realização no âmbito do trabalho e, consequentemente, na conquista por mais qualidade de vida.

Orientação Profissional (adolescentes e jovens)

Thays explica que a Orientação Profissional é o atendimento voltado àquelas pessoas que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, como adolescentes e jovens entre 15 e 20 anos, por exemplo.

Cb image default
Thays afirma ainda que a Orientação Profissional também é um processo de autoconhecimento - Imagem: Acácio Gomes

“O objetivo, neste caso, é auxiliar o jovem no processo da escolha de uma profissão que o realize, pois, muitas vezes, o desejo inconsciente em agradar a família e/ou amigos pode influenciar esse jovem a fazer uma escolha sem levar em conta pontos que são importantes no momento de tomar esta decisão”, explica ela.

A psicologa Thays Moya afirma ainda que a Orientação Profissional também é um processo de autoconhecimento, porém com foco no profissional, que é realizado por meio de entrevistas com os adolescentes e jovens, entrevistas com seus pais, aplicação de testes de uso exclusivo do psicólogo, técnicas e pesquisas, tornando-se possível o direcionamento adequado no âmbito profissional.

“A Orientação Profissional é um processo complexo e precisa ser feito de forma individualizada. É a partir das entrevistas que decido quais testes e técnicas são mais adequados para cada caso. Alguns jovens chegam até o consultório com “testes” feitos na internet, porém, é importante ressaltar que não é possível realizar essa escolha com apenas um teste independente de onde ele seja realizado” relata.

Cb image default
Testes, técnicas e pesquisas fazem parte do processo - Imagem: Acácio Gomes

“Temos que levar em conta fatores como história de vida, expectativas pessoais, expectativas da família, especialidades, possíveis identificações e até mesmo certos traumas vivenciados no âmbito escolar que podem gerar eventuais bloqueios em determinadas áreas do conhecimento. A compreensão de todo este contexto é muito importante”, pontua.

Nas palavras de Thays, a Orientação Profissional é o caminho para que os jovens realizem uma escolha mais adequada na hora de optar por determinado curso no ensino superior. “Muitas pessoas escolhem uma formação e no meio do caminho percebem que não era aquilo que elas queriam. Isso é mais comum do que gente imagina, mas é algo que pode ser evitado”, defende.

Na avaliação da psicóloga, é de suma importância que as pessoas deem atenção a isso. “O que proponho é uma orientação personalizada, afinal de contas, cada caso deve ser olhado de forma individualizada, e o tempo que precisamos geralmente é algo entre 08 e 10 sessões para que possamos concluir o processo”, detalha.

Cb image default
Atendimento é realizado de forma individualizada, pois, cada caso é um caso - Imagem: Acácio Gomes

“Às vezes o adolescente ou o jovem parece ter certeza daquilo que quer fazer e, durante o processo, percebe que não pegou o melhor caminho. Não são raros casos de mudanças radicais de direção durante os atendimentos a partir da compreensão plena dos fatores que envolvem esta ou aquela profissão”, conta Thays.

Reorientação de Carreira (adultos)

Na questão da Reorientação de Carreira, atendimento voltado às pessoas adultas e que já estão no mercado de trabalho, Thays Moya explica que o procedimento é um pouco mais complexo e não é possível delimitar um número de sessões por envolver outros fatores e mais questões a serem abordadas.

“Mais uma vez esse processo precisa ser visto de forma individualizada, quando houver a necessidade de mudar de profissão isso precisa ser feito de forma segura para o cliente e as pessoas que estão a sua volta. Porém, nem sempre é necessário mudar de profissão” explica a psicóloga.

Thays ressalta que neste caso, o empenho é em buscar formas de fazer com que o trabalho desenvolvido pela pessoa comece a propiciar a ela prazer e satisfação. “Nem sempre é o caso de mudar de profissão, mas de se encontrar dentro dela, buscado mais qualidade de vida. Em outras palavras, às vezes não é preciso mudar o que se faz, mas como se faz”, explica.

Cb image default
Psicóloga tem ajudado várias pessoas a encontrarem o caminho da realização no âmbito do trabalho - Imagem: Acácio Gomes

“Grande parte da população vive insatisfeita profissionalmente e isso é a causa de várias doenças tanto emocionais quanto físicas. Vale ressaltar que o salário é sim um ponto importante, porém não deve ser o fator que definirá a escolha profissional pois ele sozinho não é capaz de trazer realização profissional, o dinheiro pode proporcionar prazer no primeiro momento, mas isso acaba a longo prazo, dando lugar à frustração. Por outro lado, a sensação de atuar em uma área que proporciona satisfação é algo que, literalmente, não tem preço”, garante.

Para a psicóloga, além de a pessoa atuar em uma área que lhe agrade, é importante respeitar seus limites e saber conciliar a vida profissional com a pessoal. “A busca pela qualidade de vida é algo fundamental. Fazer o que se gosta, da forma que lhe dê prazer, sem sacrificar a vida pessoal e familiar é um dos caminhos para o equilíbrio emocional e para a realização do indivíduo, acima de tudo, como pessoa”, finaliza.

Cb image default
Consultório fica na Rua Milton Modesto, 1623, em Nova Andradina. Atendimento é realizado mediante agendamento - Imagem: Acácio Gomes

Saiba mais

Formação

Thays Moya é formada em 2016 pela UniCesumar, de Maringá (PR), fez formação clínica em Gestalt-Terapia, tem formação em Orientação Profissional, pós-graduação em Psicologia do Trânsito, formação em Constelação Sistêmica Familiar, Atendimento com Adolescentes e pós formação em Gestalt-Terapia. Ela também é pós-graduanda em Psicologia Sexual e Sexualidade e Psicologia.

Atendimentos

A psicóloga atende em seu consultório, na Rua Milton Modesto, 1623, em Nova Andradina, mediante agendamento pelo contato exclusivo de WhatsApp (67) 9 9920-8015.

Redes sociais

Thays Moya está presente nas redes sociais Instagram e no Facebook onde publica dicas e conteúdos informativos.

Cb image default
PUBLICIDADE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.