Buscar

Nova Andradina realiza 8º Campeonato de Xadrez e Damas 

Campeonato é realizado já há oito anos (Foto: SESI)

A Escola Municipal Efantina de Quadros foi mais uma vez escolhida para sediar o Campeonato de Xadrez e Damas. Organizado em parceria com a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento, a competição contou com a participação de aproximadamente 200 alunos. 

A 8ª edição do campeonato foi destacada por educadores que ressaltaram a relevância da iniciativa para a unidade de ensino. "O xadrez e damas são dois excelentes exercícios mentais", destacou Célia Regina Wolff, professora de educação física da escola Efantina de Quadros.

De acordo com o coordenador da Indústria do Conhecimento, Wagner Perigo, o xadrez estimula o raciocínio lógico, a concentração, desenvolve a tomada de decisões, aguça a memória, trabalha a paciência, demanda a capacidade de planejamento, aumenta a autoconfiança, proporciona o respeito ao adversário, exige responsabilidade e instiga a imaginação e a versatilidade.

"O xadrez é cultura e é uma atividade de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiências e tem uma base matemática: a matemática é o instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado", completou Jane Darc Chaves Faustino, coordenadora da escola.

Mara Ivâne de Oliveira Costa, diretora da unidade, ressaltou a parceria com o SESI "que  há oito anos contribui para melhorar o desempenho dos alunos em relação à habilidade, raciocínio lógico, criatividade e concentração, além de ajudar a integrar e socializar os alunos".

O primeiro lugar do campeonato na categoria Damas Masculino  foi para Adrian Belo da Silva, estudante do 7º A. Em segundo ficou Cleverton Flank Mendes da Silva, do 7º C e, em terceiro, Vinicius Matheus de Souza, do 9º B. O vencedor do Xadrez Masculino foi Diego Cardoso Rufino, do 8º B, seguido por Gleison Franklin Mendes da Silva, do 9º B, e Felipe Gama Monteiro, do 7º C.

Já na categoria Damas Feminino, a vencedora foi Mariana  Ester Oliveira da Silva, do 9º A. A segunda colocada foi Eliara Ciliria da Silva, do 6º D, e a terceira Jessica Aparecida Oliveira da Silva, do 9º B. A ganhadora do Xadrez Feminino foi Letícia Kirsten dos Santos, do 7ºC, seguida por Mayara dos Santos Cezar, do 8º A, e Mileni Moreira Motanheri, do 8º C.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.