Publicado em 26/05/2020 às 09:21, Atualizado em 26/05/2020 às 13:36

Nova Andradina registra 13º caso confirmado de covid-19; Paciente está hospitalizado em Rondônia

Secretário comentou diferença no número de casos com relação ao boletim da SES-MS

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Secretário de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano - Imagem: Arquivo / PMNA

Na manhã desta terça-feira (26), o secretário de Saúde de Nova Andradina, Sérgio Maximiano, disse ao Nova News que o município registrou seu 13º caso confirmado de covid-19, doença causada pelo Novo Coronavírus.

A vítima, que é residente em Nova Andradina, está hospitalizada em Rondônia, recebendo atendimento médico.

“Trata-se de um caminhoneiro que estava em viagem. Certamente ele não foi contaminado aqui, mas como mora aqui, o caso é contabilizado como sendo nosso. O que vale na contabilização dos dados oficiais é o município de residência”, explicou o secretário.

Com mais esta confirmação do caminhoneiro internado em Rondônia, Nova Andradina chega a 13 casos confirmados de covid-19, sendo que, 11 pacientes estão totalmente recuperados e um, que também é caminhoneiro, está internado em Cuiabá (MT), devendo receber alta médica nos próximos dias.

Um caso a menos?

Pelos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS), Nova Andradina aparece com um caso a menos, porém, segundo o secretário, essa inconsistência nas informações se deve a um equívoco com relação ao sistema.

“Trata-se de um profissional do Hospital Cassems que morava em Dourados e se mudou para Nova Andradina. Quando entrou no grupo de suspeitos e foi diagnosticado com covid-19 ele já era habitante de Nova Andradina, portanto, o caso deve ser contabilizado aqui, porém, a SES-MS acabou puxando o caso como se fosse de Dourados.

Estamos tentando mudar no sistema para fazer a correção. Se ele trabalhasse aqui e morasse em Dourados, com certeza o caso seria de lá, mas como ele trabalha e mora aqui, pelas regras, o caso é contabilizado em Nova Andradina. Ratifico que até esta terça-feira (26), o nosso município tem 13 casos confirmados”, finalizou.