Buscar

Nova Andradina registra 6 casos positivos e 1 óbito de gripe Influenza H3N2 em 2022

Cb image default
Imagem: Arquivo / Nova News

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou 6 casos positivos e o óbito de uma criança de 4 anos de Influenza H3N2 registrados em Nova Andradina no ano de 2022.

“Estamos registrando aumento no número de casos e procura hospitalar nas últimas semanas por Síndrome Gripal e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG’s)”, alertou o secretário Luiz Eduardo de Paula Gonçalves.

Diante deste crescimento da doença e do baixo índice de imunização, o setor de vigilância epidemiológica da saúde convoca a população para vacinação contra a doença.

Medidas não-farmacológicas como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel, podem ajudar na prevenção contra o coronavírus e a Influenza, porém a forma mais eficaz é a vacina. Todas as unidades de saúde (ESFs) estão disponibilizando doses contra a gripe e a Covid-19.

Vacinação contra a gripe Influenza

A campanha de vacinação contra influenza começou no dia 4 de abril para grupos prioritários e foi ampliada pelo Ministério da Saúde para público geral na última sexta-feira (24). A ação nacional foi prorrogada por causa da baixa adesão em todo país.

“Pedimos mais uma vez para que a população busque os postos e não deixe de tomar a vacina. Quem tem mais de 6 meses de idade e ainda não recebeu o imunizante pode procurar uma sala de vacinação e garantir a dose”, explica o secretário Luiz Eduardo.

Durante a campanha estavam aptos à vacinação os seguintes públicos: idosos acima de 60 anos; crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos; gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto; indígenas; professores; portadores de doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo; caminhoneiros; trabalhadores portuários; forças de segurança; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.

Agora, todas as pessoas a partir de 6 meses podem ser vacinadas.

VACINA INFLUENZA: ELA FAZ EFEITO CONTRA A H3N2?

H3N2 é um vírus responsável por causar a gripe. Ele pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa através de contato próximo e superfícies contaminadas e, se não prevenido, pode causar surtos em toda a comunidade.

Sim, a vacina da gripe é a forma mais eficaz de prevenir infecções causadas pelas cepas dos subtipos A (H1N1, A (H3N2) e B.

Há duas vacinas disponíveis: a trivalente, que protege contra 3 tipos de vírus e a quadrivalente (também chamada de tetravalente), que fornece proteção contra 4 tipos e está disponível nos serviços privados de vacinação.

Os sintomas da H3N2 são conhecidos e, em sua maioria, provocam febre alta, tosse, dor de garganta, cabeça, corpo e articulações. A orientação da Sesa é que em caso de sintomas, a população procure um serviço de saúde para atendimento.

A vacina da gripe e a vacina Covid-19 são diferentes e ambas são fundamentais para prevenir infecções virais distintas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.