Buscar

Nova Andradina registrou 345 acidentes de trabalho no ano 2020

Campanha Abril Verde visa conscientização e prevenção destas ocorrências

Cb image default
Imagem: Divulgação

Em maio de 2005 foi promulgado no Brasil pela Lei n° 11.121/05, o dia 28 de Abril, como o Dia Nacional em Memória as Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, e por conta desta data foi estabelecido o mês de abril como o mês de conscientização sobre Saúde e Segurança no trabalho.

A Campanha “Abril Verde” visa conscientizar os empregadores sobre a importância de cuidar da saúde e segurança do trabalho de seus colaboradores, chamando a atenção para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Em Nova Andradina, segundo dados da Vigilância em Saúde do Trabalhador do município foram registrados cerca de 345 acidentes relacionados ao trabalho nas unidades de atendimento, durante o ano de 2020. O número é elevado, se considerado o tamanho da população e o número de casos que não são notificados.

Entre os casos notificados, estão identificados fatores como sexo, faixa etária e os tipos de lesões que ocorrem com maior incidência entre outros. De acordo com estes indicadores, cerca de 87,54% dos acidentes ocorridos foram com pessoas do sexo masculino, 11,88% com mulheres e em 0,58% dos casos não foi informado o sexo da vítima na notificação.

Estes indicadores, assim como outros que estão sendo recolhidos pela Vigilancia em Saúde do trabalhador, são de fundamental importância para traçar o perfil epidemiológico do município, podendo assim definir estratégias para a promoção da saúde e da segurança no trabalho da população.

A história do “Abril Verde”

Tudo começou com um acidente que ocorreu no estado da Virginia, nos Estados Unidos, no ano de 1969 onde cerca de 78 trabalhadores de uma mina na cidade de Farmington, morreram em decorrência de uma explosão durante o trabalho, e em memória a este acontecimento o dia 28 de abril é celebrado mundialmente como o dia Mundial em memória as Vitimas de Acidentes de Trabalho.

Movimentos internacionais como o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) ou o Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata) já são conhecidos da maioria dos brasileiros. No que diz respeito à saúde e segurança do trabalhador, o Abril Verde trilha um caminho semelhante. O objetivo é fazer com que a cultura prevencionista no ambiente de trabalho seja propagada e assimilada pelo maior número possível de pessoas.

Dados de acidentes no trabalho no país

No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o numero de casos de acidente de trabalho passa de 700 mil por ano, ficando o nosso país com o 4° lugar, devido a estes números, no ranking mundial da Organização Internacional do trabalho.

Em 2018 a Previdência Social registrou cerca de 579.951 acidentes de trabalho, sendo que neste montante estão somente os acidentes que foram legalmente registrados por empregados que possuem vinculo empregatício com carteira assinada. Ainda segundo dados do Fundacentro, estima-se que se fossem considerados os trabalhadores informais e autônomos, este número pode ser até sete vezes maior, se aproximando de 4 milhões de acidentes todos os anos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.