Publicado em 12/05/2025 às 13:10, Atualizado em 12/05/2025 às 17:10

Nova Andradina registrou o primeiro caso de meningite do MS em 2025

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Aparecida da Silva, detalha caso de meningite registrado em Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

O município de Nova Andradina registrou o primeiro caso de meningite do Estado de Mato Grosso do Sul deste ano de 2025. O paciente é um homem de 36 anos, residente em Nova Casa Verde.

Conforme apurado pelo Nova News junto à Vigilância Epidemiológica, ele começou a apresentar os sintomas - dor de cabeça, dor na região cervical e rebaixamento do nível de consciência - no dia 19 de abril, sendo internado e intubado no dia 22 de abril.

Após os primeiros procedimentos em Nova Andradina, o homem foi transferido para Ponta Porã, onde recebeu os devidos atendimentos. Felizmente, ele conseguiu se recuperar da doença e teve alta médica no dia 01 de maio.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Aparecida da Silva, explicou que o caso desse paciente trata-se de meningite bacteriana do tipo W, que é causada por uma das bactérias Neisseria meningitidis, especificamente o sorogrupo W.

Ela ressaltou que como a meningite geralmente é transmitida por meio de gotículas respiratórias de pessoas infectadas, seja por tosse, espirro ou fala, o caso deixou a Secretaria de Saúde de Nova Andradina.

“O paciente permanece em um alojamento em Nova Casa Verde e trabalha como operador de trator em Presidente Epitácio (SP). Ele vai de ônibus com outros trabalhadores aqui do município. Da nossa parte, medicamos, de forma preventiva, cerca de 150 pessoas que tiveram contato com ele, tanto colegas de trabalho aqui de Nova Andradina quanto profissionais de saúde que fizeram o seu atendimento. Também mantivemos contato com a empresa lá em Presidente Epitácio para que ela monitorasse outros funcionários”, explicou Jaqueline, ao complementar que como já se passou o período de alerta sem a ocorrência de novas notificações, acredita-se que não tenha havido a transmissão da doença do paciente para outras pessoas.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Nova News

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica pontuou ainda ao Nova News que há uma investigação em andamento para se tentar apurar se o contágio do paciente ocorreu em Nova Andradina, que indicaria a circulação da doença no município, ou se ele adquiriu o contágio em outra localidade, como em Presidente Epitácio (SP), por exemplo, onde ele trabalha.

"O Governo Municipal como um todo, a nossa secretária de Saúde, Jozeli Chulli, a nossa diretora em Saúde, Michele Ginel, bem como toda a equipe sempre dão atenção especial a todas demandas relacionadas ao bem-estar e à proteção da nossa população. Assim que esse caso de meningite chegou ao nosso conhecimento, todas as providências foram tomadas. Para nossa alegria, o paciente se recuperou e até o momento não foram registrados novas ocorrências", finalizou Jaqueline. 

O que é meningite?

Conforme o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

Tratamento

Devido à gravidade do quadro clínico, os casos suspeitos de meningite sempre são internados nos hospitais, por isso, ao se suspeitar de um caso, é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica.

Prevenção

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.

Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.

Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.

Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.

Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.

Vigilância em Saúde

Cb image default
O novo prédio da Vigilância em Saúde, que, desde o mês de maço deste ano abriga a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e a Coordenação do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), fica na Avenida Ivinhema, 792, quase em frente ao Lions Clube - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.

Aviso: A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde que previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.