Publicado em 04/06/2014 às 08:50, Atualizado em 26/04/2017 às 09:36

Nova Andradina reúne universidades para debater implementação do PROBATEC 

, PMNA
Encontro foi realizado no campus local da UFMS (Foto: Semdi/PMNA)

A Prefeitura de Nova Andradina reuniu na última semana representantes de instituições de ensino superior, entidades empresariais, associações e empresários para debater a implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação, o PROBATEC.

Lançada pelo prefeito Roberto Hashioka, a proposta conta com o apoio da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), de Ribeirão Preto (SP), e visa fomentar o desenvolvimento social e econômico de Nova Andradina e região.

O encontro contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), Márcio Costa, e foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também estiveram presentes pesquisadores e gestores de instituições como o IFMS, UFMS, UEMS e Uniesp. 

Na ocasião, o professor Renato Pires, da Fundace/USP, apresentou as características e finalidades do PROBATEC, elencando características do sistema de interatividade do programa, que permitirá intercâmbio permanente e on-line entre os participantes sobre os diversos temas e andamentos da ferramenta. 

O doutor André Lucirton Costa, também da Fundace/USP, reforçou o encontro com a apresentação e discussão do cronograma de trabalho fixado para a execução das etapas do projeto, fomentando, ainda, os debates sobre o projeto de lei que visa à criação da Fundação para Inovações Tecnológicas, a Fitec-NA. 

A próxima reunião entre os representantes está prevista para 9 de junho. O encontro será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina. “Nesta etapa iremos prosseguir com a análise e os ajustes necessários para a definição da lei de criação da Fitec”, concluiu Márcio Costa.