Buscar

Nova Andradina – SAMU recebeu 2.280 chamados em 2019

Coordenadora do serviço detalhou atendimentos realizados ano longo do ano

Durante este ano de 2019, a unidade de Nova Andradina do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu 2.280 chamados. Os dados foram divulgados durante entrevista concedida pela coordenadora local do serviço, a enfermeira Yara Bianchi Aguiar, ao site Nova News.

Conforme as planilhas, entre as categorias de atendimentos realizados, 1.523 foram no âmbito clínico e 452 relativos a traumas. Com relação aos chamados clínicos, Yara destaca alguns números que chamam a atenção.

Segundo ela, os casos de alcoolismo foram 73; hipertensão arterial 51; falta de ar 48 e hipoglicemia 26. A enfermeira destacou também os casos de mal estar sem causa definida, que somaram 110 chamados ao longo do ano.

Cb image default
Coordenadora destacou que o SAMU é um serviço desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Secretarias Municipais de Saúde - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

No que diz respeito aos traumas, a coordenadora explicou que foram atendidos pelo SAMU, em 2019, o total de 126 acidentes de trânsito, sendo 37 destes entre carro e moto. Os atendimentos a pessoas que caíram da própria altura somaram 51 e as vítima de agressão foram 12.

Outro dado destacado por Yara Bianchi Aguiar é o número de atendimentos realizados pelo SAMU ao longo de sua história em Nova Andradina. Desde que foi inaugurada, em outubro de 2013, a unidade já atendeu mais de 12.700 usuários, sendo que, deste montante, 9.971 foram em situações ligadas a causas clínicas e 2.971 por traumas.

A coordenadora destacou que o SAMU é um serviço desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias municipais de Saúde. Ela lembrou que, ao acionar o telefone 192, o cidadão é atendido por uma central de regulação de emergências médicas, que, no caso de Nova Andradina e de outras cidades da região, fica em Dourados.

“É importante que a pessoa explique com calma ao atendente qual é a situação. Serão feitas algumas perguntas e isso ocorre para que o atendimento seja realizado da forma mais adequada possível, como, por exemplo, quais equipamentos deverão ser levados para o local do chamado. Há situações, que apenas a orientação via telefone já é suficiente.”, pontuou.

Yara falou também sobre a estrutura utilizada pelo SAMU que, em sua avaliação, melhorou muito nos últimos anos. Atualmente a unidade atende em um imóvel amplo, localizado na Rua Santo Antônio e conta com uma ambulância nova.

Além de Yara, que é enfermeira e atua como coordenadora do serviço, a unidade do SAMU em Nova Andradina conta com os técnicos de enfermagem Ana Maria de Souza Seleguim, Claudecir Raimundo de Oliveira, Edna da Silva Amarante, Milena Cristina da Silva e Marcos Ribeiro Vital.

Já o quadro de condutores é formado por Adriano de Souza Toloti, Marcos Roberto Novais Teles, Rodrigo Barbosa Duarte e Silvio Luiz Rodrigues.

“Nós como SAMU de Nova Andradina estamos satisfeitos com o desenvolvimento do serviço, buscando sempre a melhora no atendimento à população. Agradeço à equipe que forma o serviço, pois sem cada um dos integrantes nada disso poderia ter sido construído. Agradeço ainda o apoio indispensável da Prefeitura Municipal de Nova Andradina e da Secretaria Municipal de Saúde, sempre atentos em atender nossas necessidades e, desta forma, auxiliar para o desenvolvimento do serviço”, finalizou Yara.

Cb image default
Equipe do SAMU se reveza em plantões para que o serviço seja ofertado 24h - Imagem: Arquivo / SAMU / Cogecom

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.