Publicado em 13/07/2021 às 14:06, Atualizado em 13/07/2021 às 17:35

Dados da Sejusp apontam Nova Andradina como uma das cidades mais seguras do Estado

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes/Arquivo Nova News

Dados do 1° semestre de 2021, divulgados através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) apontam Nova Andradina e Aquidauana como as cidades mais seguras de Mato Grosso do Sul.

Nova Andradina, município onde o 8° Batalhão de Polícia Militar está sediado, apresentou desempenho acima da média em todos os indicadores de segurança pública. Isso foi possível devido ao reforço do policiamento ostensivo e preventivo que elevou a cidade no ranking de 2021.

A preocupação com a segurança é um assunto que está constantemente em pauta de reuniões dos órgãos de segurança pública, uma vez que ninguém está imune de ser vítima da criminalidade. Por isso, cada vez mais o efetivo policial do Vale do Ivinhema vem desenvolvendo diversas operações como 'Estado Prevenido', 'Toque de Recolher', blitzes, além de atividades rotineiras. Com o total de 16.122 pessoas abordadas nesse período foi possível recapturar mais de 75 foragidos da Justiça e foram conduzidas para a delegacia mais de 1.199.

Foram realizadas 6.658 abordagens a veículos, e 27 desses estavam com ocorrência de roubo ou furto, sendo recuperados e encaminhados à delegacia. Foram aprendidas 17 armas de fogo em ações preventivas e repressivas culminando no recolhimento dos armamentos e a prisão dos criminosos.

As ações contra o tráfico de drogas também foram bastante incisivas no ano de 2021, retirando de circulação mais de 3,6 toneladas de drogas. Muitas ações delituosas foram evitadas nas operações preventivas realizadas, dentre elas a “Operação Cidade Tranquila”, que teve início em agosto de 2020, onde foram retiradas de circulação mais de 200 motocicletas. Outras centenas de motos foram abordadas, e realizadas as devidas regularizações, sem que houvesse a necessidade de apreensão.

Com atividades operacionais focadas no preventivo, foram realizados atendimentos de mais de 360 vítimas de violência doméstica através do Programa Mulher Segura.

“As ações preventivas resultaram na redução dos principais índices de criminalidade, que tiveram queda em relação ao ano anterior, devido ao excelente nível no serviço operacional desempenhado todos os dias pelos policiais militares, prestando um atendimento de qualidade e profissionalismo mesmo diante do cenário atual” disse o Comandante Tenente Coronel J. Roberto.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!