Buscar

Nova Andradina: Secretaria de Saúde define horário especial para a realização de exames de Covid-19 no Laboratório Municipal e ESFs

Cb image default
Imagem: José Almir Portela / Arquivo / Nova News

Para evitar aglomerações, a partir desta quinta-feira (20), o Laboratório Municipal de Nova Andradina e as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estarão realizando exame de Covid-19 em horário especial.

Laboratório Municipal

Segundo a portaria 01/2022, que será publicada no Diário Oficial, o período das 09h às 10h30 e das 13h às 15h está reservado ao atendimento dos seguintes grupos com sintomas gripais:

Gestantes e puérperas; crianças de até 05 anos de idade; pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; profissionais de saúde em atividade; profissionais de segurança pública em atividade; pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade; portadores de condições de saúde crônica: cardiopatias graves ou descompensadas (insuficiência cardíaca, infartos, revascularizados, arritmias);

Pneumopatias graves ou descompensadas (asma moderado /grave, dpoc); doença renal crônica; diabetes mellitus; pessoas com alto grau de imunossupressão (imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras e pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4, uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para fazer o exame será necessária solicitação médica ou do enfermeiro especificando de qual grupo pertence, cartão sus ou CPF.

ESFs

Com relação ao atendimento às pessoas com sintomas gripais nas unidades básicas de saúde, foram definidos os seguintes horários: às 09h e às 15h, exceto a ESF Centro onde o horário de atendimento será às 10h e às 16h.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos pacientes para não irem antes deste horário, para não aglomerar com as demais patologias.

Pacientes atendidos no período da manhã pelo médico/enfermeiro da ESF que tiverem solicitação/ encaminhamento para a realização do exame de Covid-19 deverão procurar o laboratório no período da tarde do mesmo dia.

Da mesma maneira, os atendidos no período da tarde procurar o laboratório no dia seguinte no período da manhã.

Quem já tem a solicitação médica ou da equipe de enfermagem para a realização do exame e não se enquadra nos critérios descritos não serão atendidos com o exame. (As informações são da Cogecom).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.