Buscar

Nova Andradina - Secretário esclarece que ação para saúde da visão não tem vínculo com ótica

Pessoas denunciaram suposto direcionamento de pacientes para uma ótica itinerante instalada em um hotel da cidade

Cb image default
Secretário esclarece que paciente não paga nada pela consulta e é livres para adquirir os óculos no comércio de sua preferência - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News 

Nesta quinta-feira (12), alguns cidadãos entraram em contato com o Nova News para denunciar possíveis irregularidades na realização da força tarefa pela saúde da visão que está sendo realizada no UBS Centro, em Nova Andradina.

Segundo as pessoas que mantiveram contato com a redação, estaria ocorrendo o suposto direcionamento de pacientes para aquisição dos óculos junto a uma ótica itinerante que estaria instalada em um hotel da cidade.

“A gente passa pela consulta e quando sai, com a receita dos óculos nas mãos, já tem uma equipe que nos leva até o hotel onde tem uma verdadeira ótica montada. Entendo que se ação ocorre em um prédio público, não deve haver indicação sobre qual estabelecimento a pessoa vai procurar”, disse uma mulher, que preferiu não se identificar.

“Eu sei que sou livre para pesquisar preços e comprar onde quiser, mas pessoas sem muita instrução e idosos, por exemplo, acabam achando que precisam fazer os óculos com esta equipe de fora. Acho que isso não está certo”, disse um homem, que também pediu para sua identidade preservada.

Secretário explica

O Nova News entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Arion Aislan, que explicou que a ação não tem vínculo com qualquer ótica e que as empresas, sejam da cidade ou de fora, são livres para promoção de estratégias voltadas à captação de possíveis clientes, desde que isso ocorra fora da unidade de saúde.

“Foi celebrada uma parceria junto ao Projeto Médicos Voluntários da Visão. Os profissionais fazem as consultas a custo zero, tanto para os pacientes quanto para o município. Não temos parceria nem vínculo com nenhuma ótica”, explicou Aislan.

Cb image default
Profissionais fazem as consultas a custo zero, tanto para os pacientes quanto para o município - Imagem: William Gomes

O secretário detalhou que inclusive foram fixados cartazes na UBS Centro, orientando que ação não tem parceria com nenhuma ótica. 

“É proibida a venda de óculos e a panfletagem dentro da unidade, já na calçada ou na rua, as empresas podem fazer suas divulgações”, esclareceu.

Nas palavras de Arion, todas as óticas estão captando clientes e entregando panfletos nas proximidades de onde ocorre a ação. “A pessoa é livre para fazer os óculos onde quiser e pelo preço e forma de pagamento que achar mais conveniente. Inclusive o Procon acompanha os trabalhos para coibir qualquer eventual inconsistência com relação ao assunto”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.