Buscar

Nova Andradina sedia 2º fórum presencial do Programa Líder Conevale

O alinhamento das demandas locais e a integração das políticas públicas dos municípios irão potencializar o desenvolvimento desta região

Cb image default
Imagem: Divulgação

Para unir esforços e preparar pessoas para atuar em prol do desenvolvimento regional, o SEBRAE/MS desenvolveu um programa chamado LIDER CONEVALE no período de 2019 a 2021. A partir deste programa, foi elaborado um plano de desenvolvimento econômico e sustentável para a região do CONEVALE (CONESUL + VALE DO IVINHEMA), que será apresentado à comunidade geral no mês de outubro.

Com o intuito de discutir as estratégias de apresentação e início das ações deste plano, líderes dos municípios que compõe esta regional participaram do 2º fórum presencial do programa, realizado em Nova Andradina, nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10 de setembro. Além do município anfitrião, estavam presentes lideranças de Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Itaquirai, Ivinhema e Angélica.

Em Nova Andradina, o poder público municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), tem atuado na coordenação das ações em conjunto com o Sebrae.

"Nosso papel é a mobilização das lideranças na construção deste plano de desenvolvimento econômico de todo território Conevale. Agora, o Sebrae deixa o comando deste programa para que os líderes passem a ser os protagonistas, colocando em prática as ações traçadas", esclarece o agente Hítalo Silva.

O titular da pasta da Semdi, Hernandes Ortiz, participou das atividades do fórum, ao lado do servidor responsável pelo setor de indústria, comércio e turismo, André Delgado. Para ele, "o alinhamento das demandas locais e a integração das políticas públicas dos municípios irão potencializar o desenvolvimento de toda esta região".

O prefeito Gilberto Garcia também esteve na abertura do segundo dia da programação e deixou sua mensagem aos líderes. Para ale, o pensar regionalmente é o diferencial deste programa de formação de desenvolvimento de lideranças.

"O desafio é potencializar e desenvolver cada vez mais a região, principalmente, economicamente e que pode impactar, socialmente. Setores como o agronegócio e o turismo, por exemplo, que permeiam todos os territórios e outras atividades econômicas, fazem parte do leque de ações estratégicas para captar novos investimentos com os olhos voltados ao futuro", ressalta o gestor.

O presidente da Câmara, Leandro Fedossi vereadores Arion Aislan, João Dan, Wilson Almeida e Marcia Lobo, secretários municipais e representantes do setor de comércio, indústria e serviços também marcaram presença.

O fórum foi encerrado com a palestra "O empreendedorismo que transforma pessoas e comunidades", com Luciana Balbino de Souza. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.