Buscar

Nova Andradina sedia seminário sobre Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores (Foto: Natalho Cuer/PMNA)

O município de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), juntamente com a Prefeitura de Batayporã, sediou nesta semana o segundo "Seminário Intermunicipal de Alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa".

O evento, realizado no plenário Sidney Sanches da Câmara Municipal de Vereadores, contou com a participação dos professores alfabetizadores das redes estadual e municipal de ensino de Nova Andradina e Batayporã.

No seminário, os alfabetizadores puderam assistir a uma encenação apresentada pelos alunos da Escola Municipal Pingo de Gente, sobre "Desafio de Matemática" e uma palestra ministrada pelo professor doutor Emerson Rolkouski, que abordou o tema "Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento". 

No local, também foram realizadas apresentações culturais com o Grupo de Flautas e Valsa das Flores do Departamento Municipal de Cultura de Nova Andradina.

O encontro contou com a presença das secretárias de Educação, Nair Aparecida Lorencini Russo (Nova Andradina) e Ana Maria de Almeida Silva (Batayporã), além das supervisoras do Pacto pela Alfabetização de Campo Grande, Vania Goes de Souza e Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado, e do diretor da Escola Municipal Irene Linda Zioli Crivelli de Taquarussu, Jorge Silva Aguilar.

Leia também
  • 16 Dias de Ativismo mobiliza mulheres de Nova Andradina
  • Prefeitura realiza obras de reforma e melhorias no Ginásio de Esportes
  • Campeonatos movimentam Nova Andradina

A secretária de Educação Nair Lorencini Russo destacou que o momento é bastante relevante para todos tratar de um assunto de extrema importância que é a alfabetização das crianças até os oito anos de idade ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental.

Na ocasião, a gestora destacou os investimentos feitos pelo Governo Municipal através do prefeito Roberto Hashioka na área de educação, bem como, aos programas que tem ajudado a fortalecer o ensino.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades, para firmar o compromisso de alfabetizar crianças de até, no máximo, oito anos, ao final do ciclo de alfabetização.

Assim, este pacto surge como uma luta, a fim de garantir o direito de alfabetização plena a meninas e meninos até o 3º ano do ciclo de alfabetização. Busca-se, para tal, contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores.

O Pnaic é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas e serem disponibilizados pelo MEC (Ministério da Educação), tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. Neste ano de 2014, a formação foi com ênfase na alfabetização matemática, na perspectiva do letramento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.