Buscar

Nova Andradina - Sessão Fúnebre marca despedida a Tonho Ortega

Câmara presta homenagem a ex-parlamentar

A Câmara de Nova Andradina realizou na manhã deste domingo (08), Sessão Fúnebre em homenagem ao ex-vereador e ex-presidente da Casa de Leis, Antônio Francisco Ortega Batel. O ato solene aconteceu no Plenário Sidney Sanches, sede do Poder Legislativo nova-andradinense, e foi acompanhado por familiares, amigos e munícipes.

Segundo secretário da Câmara, o vereador Antônio Tomaz deu início às homenagens com a leitura da moção de pesar que retratou a trajetória política, profissional e pessoal do ex-vereador. Em seguida, o filho Antônio Francisco Ortega Filho destacou o legado que Tonho Ortega deixa aos familiares e à Nova Andradina.

Cb image default

Comunidade nova-andradinense despede-se de um dos ícones políticos do município - Imagem: Thiago Odeque

“Meu pai foi um homem que amou seus filhos, amou essa cidade. Ele deixa um legado maior que tijolo, pedra e cimento. Ele deixa carinho, amor e respeito por Nova Andradina”, afirmou. Também em nome da família, o irmão Francisco Antônio ressaltou a gratidão da comunidade nova-andradinense à família Ortega. “Se tem algo que meu irmão Tonho fez pela política foi servir a sua comunidade, o que é gratificante para nós, familiares, pois sabemos que tudo o que fez foi pelo próximo”, disse.

Em nome do Legislativo nova-andradinense, o presidente da Câmara, vereador Marião da Saúde relembrou a atuação política de Tonho e também destacou o acolhimento da Família Ortega à sua família. “Desde muito cedo trabalhamos com a família Ortega. À época, Tonho era gerente da serraria e nos ajudou em um momento muito difícil que foi o falecimento do meu pai. Sempre foi uma pessoa humana, disposta a ajudar a todos e também fez muito pelo desenvolvimento da nossa cidade”, pontuou.

O ato fúnebre também foi destacado pelo vice-prefeito Newton Luiz de Oliveira e pelos vereadores João Dan, Sandro Hoici, Robertinho Pereira, Ricardo Lima, Deildo Piscineiro, Amarelinho e Airton Castro.

Além das homenagens, o prefeito Gilberto Garcia e a primeira-dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia, encaminharam mensagem aos familiares e amigos de Tonho Ortega, em razão de compromissos familiares em Presidente Prudente, interior paulista. O município também decretou luto oficial de três dias, em razão dos relevantes serviços prestados por Tonho Ortega à municipalidade.

TRAJETÓRIA – Antônio Francisco Ortega Batel, filho de Argemiro Gutierrez Ortega e Maria Ortega Batel, nasceu em 03/02/1962 em Presidente Epitácio. Pai de Julliana Caetano Ortega, Antônio Francisco Ortega Filho, João Eduardo Silva Ortega e Luiz Antônio Oliveira Ortega.

De origem humilde, dedicou-se ao trabalho desde cedo, trabalhando no ramo de marcenaria/madeireira ao lado do irmão Luiz Carlos Ortega, e posteriormente em sua própria madeireira.

Eleito vereador, exerceu quatro mandatos, três deles dedicados à presidência da Câmara, nos respectivos biênios 1995/1996, 2003/2004 e 2005/2006, sendo o único vereador, até o momento, que presidiu esta casa de leis por três oportunidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.