Publicado em 19/07/2021 às 06:42, Atualizado em 19/07/2021 às 10:44

Nova Andradina - Volta às aulas requer atenção redobrada e respeito no trânsito

Neste período, concentração de veículos nas proximidades das escolas se intensifica para a entrada e saída dos estudantes

Cogecom,

Após um longo período, a rede municipal de ensino e escolas particulares retornam às aulas presenciais nesta terça-feira, dia 20 de julho. Mesmo com o retorno parcial, haverá um aumento considerável de veículos no trânsito nos horários de entrada e saída das escolas, o que requer uma atenção redobrada dos motoristas, principalmente na condução dos estudantes em motocicletas.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Com a mudança na Lei de Trânsito, que passou a vigorar em 12 de abril deste ano, houve diversas a idade mínima de crianças na garupa passou de 07 para 10 anos.

Outro cuidado que os condutores devem ter é quanto ao transporte de crianças fora da cadeirinha e ou assento de elevação, entre os bancos e no colo de passageiros. A nova redação do art. 64 da Lei 14.071/2020, menciona que: “crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivos de retenção adequado para cada idade, peso e altura...”

São cuidados indispensáveis para a segurança das crianças e para não acarretar multas aos condutores. No caso da infração de conduzir motocicleta transportando criança menor de 10 anos, a penalidade é multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir. Já no caso de menores de 10 anos transportados no veículo no banco da frente, ou nas circunstâncias já mencionadas, a multa também é gravíssima e retenção do veiculo até a regularização.

Os ciclomotores (bicicletas elétricas) também despertam preocupação das autoridades de trânsito, pois nos últimos anos esses veículos disputam os espaços nas vias com carros e motos. São veículos que atingem uma velocidade considerável e infelizmente não exigem o uso de equipamentos de segurança, mas que devem obedecer toda a sinalização e as leis de trânsito, portanto os condutores devem respeitar limites de velocidade para sua segurança e os demais.

De acordo com o secretário de serviços públicos, Roberto Ginel, respeito e responsabilidade no trânsito salvam vidas. “Vamos colaborar para que essa volta às aulas seja com tranquilidade, saindo um pouco mais cedo de casa para evitar correria, na frente das escolas não parando em filas duplas ou sobre a faixa de pedestres, são pequenas atitudes que facilitarão o convívio e harmonia de todos no uso das vias”, solicita o responsável pelo Demtran (Departamento Municipal de Trânsito).

Educação no Trânsito uma preocupação da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte – DEMTRAN.