Publicado em 12/05/2020 às 09:47, Atualizado em 12/05/2020 às 13:55

Nova Andradina - Voluntários se unem em projeto para ajudar famílias carentes

Iniciativa arrecada e encaminha para doação alimentos, roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Nova News

Uma iniciativa denominada “Doar: Um ato de amor e que faz bem!” tem feito a diferença na vida de várias famílias carentes de Nova Andradina. O projeto consiste na arrecadação e doação de itens como alimentos, produtos de higiene, roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos.

A idealizadora da ação, Renata Leite da Silva Vieira, afirma que o projeto não tem qualquer finalidade política ou lucrativa, nem vínculo com instituições governamentais, sendo que, seu único objetivo é fazer o bem a quem precisa.

Ela explica que morava em São Paulo, onde já organizava ações semelhantes e que, há dois anos residindo em Nova Andradina, viu a necessidade de fazer também por aqui algo parecido.

“No passado, enfrentei momentos de muita dificuldade após o falecimento da minha mãe e, desde então, decidi sempre fazer algo pelo bem das pessoas. Desde então me dedico a arrecadar e reverter doações para famílias carentes”, disse.

Cb image default
Idealizadora do projeto, Renata, ao lado do esposo, Eduardo - Imagem: Arquivo Pessoal

Renata explica que, em Nova Andradina, foi criado um grupo no WhatsApp, por meio do qual ela e outros voluntários interagem e trocam informações sobre doações que podem ser recebidas e pessoas que estão necessitadas.

“Quando há notícia de uma família carente, a gente vai até o endereço, vê a realidade e toma conhecimento do que realmente aquelas pessoas precisam. Às vezes nos chega a informação de uma família precisando de alimentos e, no local, percebemos que os moradores não tem nem um colchão para descansar”, relata.

Segundo ela, é também por meio da visita que há uma análise da situação da família, sobre quantas pessoas moram na casa, se pagam aluguel, se há alguém que trabalha ou recebe algum benefício e, com base no perfil, as doações são destinadas.

Renata deixa claro que todos os tipos de doações são importantes, desde alimentos até roupas, calçados, agasalhos, cobertores, móveis e eletrodomésticos usados, colchões, utensílios de cozinha, entre outros.

Pessoas interessadas em saber mais ou colaborar com o projeto “Doar: Um ato de amor e que faz bem!” podem entrar em contato pelo celular / WhatsApp (67) 9 9941-9911

Renata Leite

“Muitas vezes o que não serve mais para uma família de médio ou alto poder aquisitivo e que talvez vai ser jogado fora ou amontoado no fundo do quintal, é tudo o que uma família carente precisa para ter o mínimo de conforto”, explica.

Além do recebimento e da destinação das doações, o grupo realiza também constantemente rifas de produtos novos que são doados especialmente para o sorteio. Cada nome é vendido por apenas R$ 1,00.

“Por meio da rifa a gente consegue recursos financeiros para ajudar famílias que precisam de ajuda emergencial, como a compra de uma recarga de gás, o pagamento de uma conta de água ou luz, um medicamento, por exemplo, sendo que, de todos os gastos, prestamos contas no grupo”, afirma.

Imagens: Nova News

Renata comenta que, pela manhã se dedica aos seus afazeres pessoais, uma vez que, tem esposo e filhos, e à tarde faz as visitas, organiza a coleta, separação e destinação das doações. “Tudo é feito por amor e só acontece graças ao apoio de pessoas especiais como meu esposo Eduardo Fernandes e meus amigos Heitor, Zezão, Luiza e Jéssica”, conta ela ao citar os demais membros do projeto.

Nas palavras dela, as ‘pessoas abençoadoras’, termo usado por Renata para designar todos que fazem doações, são fundamentais para a continuidade do projeto. “Nossa ação visa arrecadar e reverter as doações para quem realmente precisa. Quem quiser falar com a gente, nos acompanhar nas visitas e conhecer mais de perto esta ação sinta-se à vontade”, convida.

Inverno

Com a aproximação do inverno, umas das preocupações dos membros do projeto é com relação à arrecadação de agasalhos e cobertores. “Precisamos muito de doações neste sentido para que as famílias mais carentes não passem frio”.

Renata finaliza reforçando que quem puder fazer qualquer tipo de doação, que entre em contato. “Toda ajuda será muito bem-vinda e, com certeza, fará toda a diferença na vida das famílias carentes. É um trabalho de formiguinha, mas que alcança muitas pessoas necessitadas”, conclui.

Contato

Pessoas interessadas em saber mais ou colaborar com o projeto “Doar: Um ato de amor e que faz bem!” podem entrar em contato pelo celular / WhatsApp (67) 9 9941-9911