Mato Grosso do Sul se prepara para uma virada brusca no tempo nos próximos dias. Após um início de semana com temperaturas amenas, o avanço de uma nova frente fria deve provocar forte queda nos termômetros entre sexta-feira (9) e domingo, especialmente na metade sul do Estado. Há previsão de mínimas entre 4°C e 8°C, com possibilidade de valores ainda mais baixos em pontos isolados, o que pode favorecer a ocorrência de geada.
Antes da chegada do frio intenso, a previsão para terça a quinta-feira é de tempo firme, com sol e variação de nuvens, influenciado por um sistema de alta pressão atmosférica. No entanto, há possibilidade de aumento da nebulosidade e pancadas isoladas de chuva, causadas pelo deslocamento de cavados.
Durante esse período, as temperaturas ainda seguem relativamente estáveis. No sul, cone-sul e região de Dourados, as mínimas devem oscilar entre 12°C e 17°C, e as máximas entre 19°C e 24°C. No sudoeste e no Pantanal, os termômetros ficam entre 16°C e 28°C. Já no bolsão, norte e leste do Estado, as máximas podem alcançar os 32°C.
Em Campo Grande, os dias que antecedem a frente fria terão mínimas entre 16°C e 18°C e máximas de até 26°C. Os ventos devem variar entre os quadrantes leste e sul, com velocidades de 30 a 50 km/h — podendo haver rajadas superiores em pontos isolados.
Com a mudança prevista para o fim de semana, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para a possibilidade de geada em municípios da faixa sul, como Ponta Porã, Sete Quedas, Aral Moreira e Mundo Novo, onde os termômetros podem ficar abaixo dos 4°C. O frio mais intenso deve ser sentido principalmente ao amanhecer de sábado e domingo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.