Publicado em 11/06/2022 às 08:27, Atualizado em 11/06/2022 às 12:30

Nova onda: Alta de casos da Covid-19 atinge Nova Andradina

Nos últimos 10 dias foram registrados 2 novos óbitos da doença. Também houve aumento dos diagnósticos positivos nas últimas semanas

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Arquivo / Cogecom

Nova Andradina vive uma nova onda de Covid-19. Há cerca de um mês, a média móvel de novos casos passou a apresentar tendência de alta e isso explodiu na última semana, quando o número de novos casos diários ficou em torno de 30.

Conforme dados apresentados pela vigilância epidemiológica, no dia 13 de maio, eram apenas 13 casos ativos. Nesta sexta (10), saltou para 84, um número quase 7 vezes maior. Nos últimos 10 dias mais 2 óbitos registrados, o que não ocorria desde o dia 9 de março.

O aumento dos diagnósticos positivos e as recentes mortes causadas pela Covid-19 preocupam a administração municipal. Na análise do secretário de saúde, Luiz Eduardo de Paula Gonçalves, não há dúvida que já estamos vivendo uma nova onda de Covid-19 no país inteiro e em Nova Andradina não é diferente.

Cb image default

Em virtude deste aumento considerável de casos positivos de Covid-19 e de pessoas com sintomas de doenças respiratórias, a SMS reforçou a importância da vacinação e orientou a população para o uso de máscaras em ambientes fechados, não ventilados e nas unidades de saúde.

“Essa onda é menos letal que as demais por conta da vacinação, mas ainda é preocupante. Isso tudo é fruto do relaxamento social e da falta de máscara. Como a gente vai conviver com esse vírus por muito tempo, é fundamental tomar alguns cuidados para reduzir os índices de contágio. Ainda não há necessidade retorno das restrições sanitários, mas recomendamos o uso de máscaras em ambientes fechados”, explicou Luiz Eduardo.

Vacinação reduz gravidade

É consenso entre os especialistas que, apesar da alta de casos e internações, há queda na gravidade da doença. Isso se deve não só ao avanço da vacinação e da imunidade híbrida (conferida pelas vacinas em conjunto com a infecção), mas pelo fato de o novo pico estar associado a subvariantes da Ômicron, que já causou uma onda em janeiro.

Vacine-se. A Prefeitura de Nova Andradina está ofertando a vacina contra a Covid-19, na ESF Centro, às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 10h30.

Veja a programação abaixo:

Cb image default