Buscar

Oficina busca fortalecer proteção contra a violência no município

Para fortalecer a rede de proteção contra todos os tipos de violência em Nova Andradina, a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Cidadania e Assistência Social promoveram na última semana, ciclos de palestras com profissionais que atuam nas Unidades de Estratégia de Saúde do município. A proposta da formação é destacar a importância da notificação de casos de violência e orientar sobre o acompanhamento das demandas.

A ação, coordenada pelos núcleos de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica em Saúde  e de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, amplia o conhecimento dos profissionais e aperfeiçoa as maneiras de combater o problema no município. “A violência permeia todos os ciclos sociais, por isso a necessidade de apresentar maneiras de reforçarmos o combate”, alerta a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Fernandes Mendes.

Capacitação reforça a importância da notificação nos casos de violência (Imagem: Thiago Odeque/PMNA)

De acordo com a secretária Jozeli Chulli, o aprofundamento do tema proposto é uma tarefa contínua da Prefeitura para a construção de uma cidade mais solidária.  “A Prefeitura encabeça ações significativas na área da Saúde e Assistência Social, mostrando a articulação das redes de enfrentamento à violência num processo contínuo e que, nos referencia nessas áreas”, ressalta a gestora.

“Com uma ação intersetorial, unimos diferentes órgãos governamentais e não-governamentais para fortalecer o elo entre estes diversos segmentos da sociedade e promovemos assim, em  nosso município, a corresponsabilidade na tarefa de proteção àqueles que mais necessitam”, complementa.

As apresentações dos trabalhos da oficina foram coordenadas por Simone Aparecida Marega (Atenção Básica), Fabiana Barbosa dos Santos (CREAS), Débora Fernandes Barbosa Silva (Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade) e Juliana Fernandes Mendes (Vigilância Epidemiológica).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.