Publicado em 28/05/2022 às 09:41, Atualizado em 28/05/2022 às 13:42

Oficina de Pré-natal capacita profissionais da atenção primária de Nova Andradina

Capacitação tem a finalidade de qualificar e atualizar os profissionais no cuidado da saúde da gestante e do bebê durante o pré-natal

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação

Os profissionais da atenção primária à saúde de Nova Andradina participaram de uma oficina de pré-natal ministrada pela fisioterapeuta Angela Dias, nos dias 19 e 20 de maio, no auditório do Núcleo Regional de Saúde. A iniciativa visa qualificar, atualizar e discutir ações de melhorias no atendimento à saúde da gestante e do bebê durante o pré-natal.

A atenção de qualidade ao pré-natal, na Atenção Primária à Saúde (APS), é uma das principais estratégias para promover o desenvolvimento saudável do feto, bem como prevenir e detectar precocemente agravos maternos e fetais, além de contribuir na redução dos riscos de complicações durante a gestação, o parto e o puerpério.

Para facilitar a organização das atividades com os participantes - médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e auxiliares de odontólogos – foram divididos em 4 turmas.

A primeira-dama e madrinha do Programa Bem Nascer, Joana Darc Bono Garcia, o secretário Luiz Eduardo de Paula Gonçalves e membros da equipe técnica administrativa da saúde estiveram presentes num momento de confraternização dos servidores capacitados e destacaram a importância de levar qualificação profissional para que o serviço seja realizado com excelência.

Para o secretário Luiz Eduardo, a qualificação e o aprimoramento dos profissionais são essenciais para oferecer um serviço de qualidade e humanizado. Por isso, essa é uma política permanente adotada pelo governo municipal.

"Investir na atenção de qualidade ao pré-natal é uma das prioridades do município. Enquanto gestores de saúde sabemos que, a partir dessa assistência qualificada e oferecida desde o início da gestação, podemos evitar diversas intercorrências na saúde do binômio mãe e bebê e, assim, evitar a mortalidade infantil e materna. Capacitar profissionais para esse trabalho é criar as condições para que as mamães e os bebes sejam bem atendidos", explica o secretário da pasta.

Madrinha do Programa Bem Nascer, a primeira-dama Joana Darc demonstrou seu comprometimento com o trabalho de fortalecimento da rede de atendimento ao pré-natal e a estruturação dos serviços de saúde que ofertam atendimentos às crianças e mulheres. "Nossa cidade tem o privilégio de contar com profissionais competentes e abertos a novos conhecimentos. Isso é importante para melhorar o atendimento e, principalmente, garantir a saúde e o bem-estar das gestantes, mães e dos bebês", reiterou.

Até o final deste ano estão previstos novas oficinas e treinamento no tocante às ações propostas para qualificação da Atenção Básica. Essa iniciativa faz parte da Política Nacional de Atenção Básica e Humanização para melhorar a qualidade da assistência através da educação permanente em saúde.