Buscar

Oncologista do CASSEMS de Nova Andradina reforça sobre a importância da prevenção com relação ao câncer

Hospital oferece atendimento de ponta com relação ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes

Imagens: Acácio Gomes

Cb image default

Desde julho de 2018, a unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (CASSEMS) oferece à população do Vale do Ivinhema tratamento de ponta no combate ao câncer. Neste contexto, o médico oncologista responsável pelo setor, Thiago Vinícius Bifano (foto), fala sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O especialista explica que o Hospital CASSEMS vive uma nova era, se atualizando em diversas áreas, sendo que, no combate ao câncer, não é diferente. “Temos o privilégio de contar com setor de oncologia aqui no CASSEMS de Nova Andradina, onde atuamos na prevenção, investigação de possíveis casos, tratamento por meio de quimioterapia e acompanhamento de pacientes em recuperação ou já recuperados”, afirma.

Nas palavras do médico, é de suma importância que as pessoas tenham consciência de que quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura. “É muito importante que a pessoa dê atenção à sua saúde, por meio de consultas de rotina, e, se houver algum histórico familiar da doença, é recomendado que se faça uma investigação detalhada. Não importa o tipo de câncer, ele pode ser diagnosticado de forma precoce”, pontua.

> CLIQUE AQUI E SAIBA COMO DIVULGAR SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO NA INTERNET

O oncologista revela que para casos diagnosticados em estágio inicial, as chances de cura são de 90%, já para casos descobertos de forma mais tardia e de média complexidade, a possibilidade de recuperação pode ser de 70%, porém, para casos em que a doença está muito avançada e já se tornou sistêmica e disseminada, as possibilidades de reversão são menores. “O ideal é que não sejamos pegos de surpresa, mas que, por meio da investigação e do diagnóstico precoce, possamos nos antecipar aos fatores causados pelo câncer e, assim, vencê-lo”, afirma.

Cb image default

Na avaliação do especialista, quando já há casos na família, é importante que homens, no caso da próstata, iniciem a prevenção a partir dos 40 anos e as mulheres, com relação às mamas, a partir dos 35 anos. Já se houver caso de problemas intestinais em familiares é importante que a prevenção seja mais precoce. “Uma mulher cuja avó teve a doença, a mãe teve, é importante que ela pense na prevenção ainda mais cedo, entre os 25 ou 30 anos”, alerta.

Thiago Bifano explica que o setor de oncologia do CASSEMS de Nova Andradina foi criado com objetivo de oferecer, tanto o tratamento completo quanto o suporte aos pacientes que se tratam em centros de referência. “A pessoa pode fazer aqui todo o tratamento, ou continuar se tratando na cidade de origem e contar conosco caso seja necessário algum suporte, como o controle de efeitos colaterais aos medicamentos quimioterápicos e outras intercorrências”, explica.

Oncologia do Hospital CASSEMS de Nova Andradina está interligada com o setor de Oncologia da Rede CASSEMS de Campo Grande e Dourados. É um tratamento de ponta!

Dr. Thiago Bifano

O oncologista afirma que no Vale do Ivinhema, atualmente, há cerca de 1.700 pacientes em tratamento nos centros de referência, sendo que destes, aproximadamente 500 são de Nova Andradina. “Estamos aqui para acolher também estes pacientes no que eles precisarem, colocando a estrutura do Hospital CASSEMS á disposição deles”, garante.

Bifano diz que a intenção do CASSEMS com a oferta da oncologia em Nova Andradina é dar aos pacientes a opção de um dos tratamentos mais modernos que existem sem que o paciente precise se deslocar para grandes centros. “Muitas vezes quem viaja para fazer tratamento chega lá cansado e retorna cansado, portanto, com a oferta do tratamento aqui na cidade, estamos dando mais comodidade e qualidade de vida às pessoas que travam a batalha contra esta doença”.

Cb image default

Thiago Bifano é formado em 2004 pela Unoeste, fez Clínica Médica no Hospital de Base de São José do Rio Preto e Oncologia Clínica no Hospital Beneficência Portuguesa também em São José do Rio Preto

O médico reforça que o CASSEMS de Nova Andradina oferece serviço oncológico completo no que diz respeito à investigação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento a pacientes que já foram tratados para evitar o reaparecimento dos tumores removidos bem como o surgimento de tumores secundários. “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar para que o paciente não receba apenas o tratamento contra o câncer, de forma isolada, mas para que ele seja atendido também por outros profissionais, com foco na sua qualidade de vida”, pontua.

Bifano diz que no CASSEMS os pacientes são preparados para receberem o tratamento, sendo que, em alguns casos, é normal o surgimento de efeitos colaterais, mas que podem ser controlados. “Importante destacar que quando o cabelo cai, ele volta a crescer, quando há inflamações nas unhas, isso também passa, e além de tudo, entramos com um arsenal de medicamentos contra os demais efeitos colaterais, como náuseas, diarreia, além de acompanhamento nutricional para que o paciente tenha disposição e esteja mais bem preparado para a próxima aplicação, ou seja, o menos debilitado possível”.

Thiago diz que as quimioterapias ministradas na unidade do CASSEMS de Nova Andradina são modernas e seguem todos os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Muita gente pergunta se o tratamento aqui no interior do Estado é o mesmo ofertado nos grandes centros e eu digo que, a única diferença inicial é a estrutura física, já com relação à quimioterapia, ela é formulada em Campo Grande com total confiabilidade. É uma das mais modernas do mercado, sendo transportada e armazenada dentro dos mais rígidos padrões de qualidade”.

Segundo o oncologista, além de quimioterapia, a Rede CASSEMS também conta com radiologia e oncopediatria. “Aqui em Nova Andradina temos a quimioterapia, porém, quando o paciente precisa de radioterapia, por exemplo, ele continua sendo atendido dentro da Rede CASSEMS seja em Dourados ou Campo Grande, lembrando que, na Capital do Estado temos também a oncopediatria, que visa tratar casos de câncer em crianças. Em outras palavras, no CASSEMS o tratamento não está limitado a apenas alguns procedimentos, mas temos, em nossa rede toda estrutura necessária para tratar qualquer tipo de câncer, além de excelentes profissionais”, garante Bifano.

“Eu, como oncologista, já atuei na Santa Casa de Campo Grande, de onde me licenciei para trabalhar no interior, atendendo nas unidades do CASSEMS em Nova Andradina e em Dourados, além da Clínica Humanitarian, de Ivinhema, que também é conveniada ao CASSEMS. Posso garantir que nosso hospital, em rede com Campo Grande e Dourados, através da parceria com a Onco Vitta, está pronto para atender os pacientes com o que há de mais moderno no segmento.

“Desejamos muita saúde a todos, mas reforçamos que estamos de braços abertos para acolher a todos que necessitarem de prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento, sempre com muita discrição, transparência e confiança”, finaliza o oncologista Thiago Bifano.

Serviço

O Hospital CASSEMS de Nova Andradina atende na Rua Walter Hubacher, 748. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3499-0700.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.