Publicado em 29/05/2020 às 15:55, Atualizado em 29/05/2020 às 20:00

Padroeira de Nova Andradina: Santuário realiza programação especial neste sábado (30) e domingo (31)

Fiéis devem acompanhar pelo rádio e pelo Facebook, mas podem passar pelo local no domingo (31) para adoração e comunhão

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Neste domingo (31), celebra-se o dia do Imaculado Coração de Maria, Padroeira de Nova Andradina e, em comemoração, o Santuário Diocesano preparou uma programação especial para este final de semana.

Conforme informado ao Nova News, devido às medidas preventivas ao risco de contágio pela covid-19, as atividades deste ano poderão ser acompanhadas pelos fiéis apenas por meio da página do Santuário no Facebook e pela Rádio Miragem FM 104,9, sem a possibilidade de participação presencial.

Apenas no domingo (31), os fiéis poderão passar pelo Santuário Imaculado Coração de Maria para adoração ao Santíssimo e para o recebimento da Comunhão Eucarística, desde que estejam fazendo uso de máscaras e que não se aglomerem no local.

Neste momento também, quem quiser, pode levar doações em alimentos ou outros produtos não perecíveis que serão revertidos para famílias carentes da comunidade.

Cb image default
Imagem: Arquivo / Divulgação

Programação

Neste sábado (30), a partir das 16h, haverá visita e bênção com a imagem do Imaculado Coração de Maria ao Hospital Regional, Hospital Cassems, Lar Sagrado Coração de Jesus e Estabelecimento Penal de Nova Andradina.

Já no domingo (31), das 08h30 às 09h45 Santa Missa Solene de Pentecostes; das 10h30 às 11h30 haverá live transmitida pelo Facebook e pela Rádio Miragem com canções do Espírito Santo.

Das 11h30 às 11h45 bênção da cidade com Santíssimo Sacramento em frente ao Santuário Diocesano. Das 13h às 13h45, live transmitida pelo Facebook e pela Rádio Miragem com canções marianas.

Entre 14h30 e 15h15 live transmitida pelo Facebook e pela Rádio Miragem com canções do Espírito Santo e das 16h às 16h45 live transmitida pelo Facebook e pela Rádio Miragem com canções marianas.

Ainda no domingo (31), das 18h às 19h30 haverá Santa Missa Solene de Petecostes com a coroação de Nossa Senhora e benção da cidade com a imagem do Imaculado Coração de Maria, em frente ao Santuário Diocesano.

A coordenação do Centro Paroquial de Nova Andradina (Cepana) reforça que em todos os momentos da programação não será permitida a participação presencial dos fiéis, que deverão acompanhar apenas pelo Facebook e pela rádio.

A única exceção é no domingo (31), das 10h às 17h, quando os católicos poderão, aos poucos e de forma ordenada, sem aglomerações e com uso de máscaras de proteção, passar pelo santuário para adoração, comunhão e doação de alimentos não perecíveis.

Devoção ao Imaculado Coração de Maria*

A revelação da devoção reparadora ao Imaculado Coração começou na segunda aparição da Santíssima Virgem Maria, em 13 de junho de 1917, em Fátima, Portugal, aos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem Maria disse à pequena Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos: “Ele [Jesus] quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”1.

Logo após ouvir essas palavras, os pastorinhos viram Nossa Senhora com um coração na mão, cercado de espinhos. As três crianças compreenderam que aquele era o Coração Imaculado da Santíssima Virgem, ofendido pelos pecados da humanidade, que necessitavam de reparação.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

No entanto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta aos inícios da igreja, pois tem suas raízes mais profundas nas Sagradas Escrituras. Nelas, encontramos referências ao Imaculado Coração no Evangelho segundo São Lucas: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19). “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51).

A Santa Sé mostrou-se favorável ao culto ao Imaculado Coração no início do século XIX. Em 1805, o Papa Pio VII concedeu a autorização para a celebração da festa às dioceses e às congregações religiosas que lhe pediam. No ano de 1855, o Papa Pio IX aprovou a Missa e o Ofício próprios do Imaculado Coração de Maria. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 8 de dezembro de 1942, na Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e todo o gênero humano ao Coração Imaculado de Maria e, três anos depois, estendeu a festa do Imaculado Coração de Maria para toda a Igreja Católica. (*Com informações da Canção Nova).