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Pandemia, frio e chuva: Moradores de Nova Andradina reclamam de atendimento em cartório

Responsável temporário pela serventia disse que a pandemia trouxe uma nova realidade aos atendimentos

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Com chuva, usuários reclamaram do fato de não poderem entrar no cartório - Imagem: WhatsApp / Nova News

Alguns moradores entraram em contato com o Nova News para reclamarem do atendimento oferecido pelo Cartório de Registro de Imóveis, localizado na Rua Walter Hubacher, em Nova Andradina nesta quinta-feira (20).

Os cidadãos questionavam a conduta dos funcionários da serventia que, nas palavras dos denunciantes, não permitiam a entrada das pessoas que buscavam algum serviço, sendo que, os usuários precisavam aguardar do lado de fora, na chuva e no frio.

Outra reclamação dos usuários se refere à dificuldade em conseguir uma ligação telefônica para falar com funcionários do cartório. “O telefone parece estar constantemente ocupado desde esta quarta-feira (19)”, disse um homem.

Em contato com o Nova News, os usuários classificaram a situação como um descaso e solicitaram providências com relação à situação.

Outro lado

A equipe do site entrou em contato com o interino, ou seja, o responsável temporário pelo Cartório de Registro de Imóveis, Márcio Ribeiro Martins. Ele disse que a serventia não pode permitir a entrada das pessoas em respeito aos decretos municipais relativos às medidas preventivas ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

“Desde que teve início a pandemia, o cartório, bem como todos os demais estabelecimentos, teve que se adequar no sentido de evitar aglomerações em suas dependências, bem como adotar outras medidas”, explicou.

Márcio disse que a entrada no local foi limitada a, no máximo, três pessoas por vez, sendo que do lado de fora foram feitas demarcações no solo orientando as pessoas que formavam filas sobre a distância mínima de um metro de meio.

“Em sintonia com a Promotoria de Justiça, além das demarcações na calçada, nós adotamos também os atendimentos mediante agendamento, com retirada de senhas. Em cada senha há o horário para atendimento, que ocorre de 15 em 15 minutos, tudo para evitar as aglomerações e preservar a saúde dos próprios usuários e da nossa equipe”, afirmou, ao detalhar que as senhas são para procedimentos mais complexos, uma vez que, para retirada de documentos já prontos, por exemplo, o atendimento não necessita de agendamento.

Interino do cartório afirma que a repartição precisa seguir todas as normas de prevenção à pandemia de covid-19 - Imagens: Nova News

Segundo o responsável pelo cartório, tudo corria bem, porém, a chuva e o frio trouxeram uma situação nova. “Sei que é desconfortável as pessoas terem que aguardar a sua vez do lado externo, mas, por outro lado, não posso permitir a entrada delas, pois isso contraria as recomendações das autoridades de saúde pública”, pontuou.

“Com certeza se eu permitisse a entrada de todos os usuários ao mesmo tempo, as pessoas nos denunciariam pela aglomeração. É uma situação delicada”, diz Márcio, ao afirmar que tudo o que o cartório está fazendo é cumprir as determinações relativas à prevenção da pandemia.

Sobre as reclamações dos usuários com relação ao telefone da serventia, Márcio Ribeiro Martins disse que o aparelho está funcionando normalmente. “É característica comum do telefone de um cartório estar ocupado em determinados momentos. Muitas são as pessoas que entram em contato conosco para tirarem dúvidas e obterem informações. Se aumenta a fila física do lado de fora, precisamos entender que aumenta também a fila virtual das pessoas que ligam para a repartição”, garantiu.

Márcio afirma que o fluxo de serviços prestados pela repartição tem se mantido. “Isso prova que estamos trabalhando, estamos desempenhando nosso papel, porém, de uma forma diferente. A pandemia nos obriga a agir assim. A covid-19 nos trouxe a necessidade de adaptação. Não é só no cartório que tem fila de espera”, concluiu. 

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