Buscar

Pandemia muda esquema de celebrações a Nossa Senhora Aparecida em Nova Andradina e Batayporã

Igreja Católica comemora a Padroeira do Brasil na próxima segunda-feira (12)

Cb image default
Imagem: Arquivo / Nova News

A pandemia de covid-19, cuja principal recomendação dos órgãos de saúde é o isolamento social, será responsável pela mudança no esquema das celebrações alusivas ao dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, data comemorada na próxima segunda-feira (12), ocasião em que também é festejado o Dia das Crianças.

Sem procissões, carreatas e missas lotadas de devotos, este ano, as paróquias de Nova Andradina e de Batayporã, a exemplo do que ocorre em todo o Brasil, adotaram estratégias para a celebração sem expor os fiéis ao risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Nova Andradina 

Segundo apurado pelo Nova News junto ao Centro Paroquial de Nova Andradina (Cepana), no dia 12, haverá quatro celebrações na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, todas com quantidades limitadas de pessoas e obedecendo as normas da Secretaria de Saúde.

A participação dos fiéis nessas quatro missas, distribuídas ao logo do dia, ocorre mediante agendamento prévio junto aos coordenadores da comunidade, no entanto, nesta quarta-feira (07), foi apurado que todas as vagas já haviam sido preenchidas.

Uma opção para quem não quer deixar de celebrar este momento especial é acompanhar a missa que será celebrada no Santuário Imaculado Coração de Maria, das 08h às 09h. Não será permitida a presença de devotos, mas, o momento será transmitido pela página do Santuário no Facebook e pela Rádio Miragem FM 104,9.

Batayporã 

Em Batayporã, haverá duas missas na Igreja Matriz, uma pela manhã e outra no final da tarde, sendo que, a participação dos fiéis também é limitada e só poderá ocorrer mediante agendamento prévio pelo telefone (67) 3443-1247.

Segundo o pároco local, padre Éverton dos Santos, a exemplo do que já vem sendo feito, também serão adotadas todas as medidas preventivas ao risco de contágio pelo novo coronavírus. Também será possível acompanhar pelo Facebook.

Santuário Nacional 

O Santuário Nacional de Aparecida (SP), referência no que diz respeito à devoção mariana, sendo o maior templo do mundo dedicado a Nossa Senhora, também adotou esquemas diferenciados para as celebrações da Padroeira do Brasil este ano.

As missas serão realizadas de forma virtual, sem a presença de fiéis, e atos como vigílias, apresentações e encontros foram cancelados.

Desta forma, os devotos poderão acompanhar a programação virtual pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e portal A12, bem como pelas redes sociais do Santuário Nacional.

Ano passado, antes da chegada da pandemia, mais de 162 mil visitantes estiveram no Santuário de Aparecida apenas no dia 12 de outubro. Já na semana das comemorações, mais de 271 mil fiéis passaram pelo local.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.