Buscar

Para desafogar estacionamentos na região central, Nova Andradina terá zona azul

Projeto aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo Executivo passa pelo processo de regulamentação

Estacionar em locais proibidos esta se tornando uma constância em Nova Andradina. Por várias vezes, notícias como esta estamparam a capa do Nova News. Na tarde desta quarta-feira (08), o fato se repetiu. Um leitor flagrou um veículo VW Golf ocupando o estacionamento de motos, na Avenida Eurico Soares de Andrade, em pleno centro da cidade.

Imagem mostra veículo ocupando estacionamento de motocicletas (Foto: Você Reporter)

De acordo com o condutor João Paulo, quando o assunto é estacionamento, a região central de Nova Andradina é "precária". Nas palavras dele, a cidade não oferece um planejamento de trânsito à altura de seus condutores. “Todas as vezes que preciso estacionar no centro da cidade é uma luta. Sem contar as motos que ocupam os lugares dos carros e carros que ocupam os lugares das motos, os pedestres e ciclistas que não respeitam o trânsito e os veículos que ignoram as faixas de pedestre. É bem complicado”, desabafa.

Estacionamentos no centro de Nova Andradina se tornam cada vez mais escassos (Foto: Nova News )

Uma condutora, que preferiu não ter o nome revelado, conta que o estacionamento no centro de Nova Andradina, em sua maioria, fica restrito aos comerciantes e funcionários. “Existe veículos que passam o dia inteiro estacionados no centro comercial da cidade e, nos horários de pico, temos que rodar por mais de meia hora para encontrar estacionamentos livres”, alfinetou.

No início do ano de 2013, o Nova News lançou uma enquete para saber dos leitores qual seria a solução para a situação caótica do trânsito de Nova Andradina. A maioria dos internautas se expressou favorável à criação da zona azul, sistema que cobra pelo estacionamento, oferecendo mais rotatividade nas vagas e evitando que um mesmo veículo fique por horas ocupando o mesmo espaço.

Pedestres preferem se arriscar a ter que atravessar vias usando as faixas destinadas a eles (Foto: Nova News )

No início do mês de outubro de 2013, uma proposta apresentada pelo chefe do Executivo de Nova Andradina foi protocolada na Câmara Municipal. O projeto de lei trata da criação e implantação do sistema de estacionamento rotativo pago de veículos automotores em vias e logradouros públicos, mais conhecido como Zona Azul.

Leia também
  • Condutores de Nova Andradina ainda ignoram sinais de trânsito
  • Internauta reclama de veículos estacionados em locais proibidos
  • Internauta flagra veículo estacionado sobre a faixa de pedestres em Nova Andradina

Após a regulamentação do projeto, deverá, pelo prazo de 60 dias, ser oferecida à população uma campanha de educação no trânsito, a fim de disponibilizar as informações necessárias acerca do funcionamento do estacionamento regulamentado da Zona Azul e suas implicações no trânsito municipal.

O Nova News entrou em contado por telefone com assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Nova Andradina, que passou as informações obtidas no Departamento Municipal de Trânsito e Transportes. Segundo a diretora do departamento, Rita de Cássia, a lei já foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito. 

“Agora o próximo passo é a regulamentação do projeto para a elaboração do termo de referência. Após isso, dá-se início ao processo licitatório para escolher qual a empresa será responsável pela zona azul”, explicou ela.   

Lei da zona azul já teve aprovação na Câmara Municipal e foi sancionada pelo prefeito (Foto: Nova News )

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.