Buscar

Para promover o desenvolvimento de Batayporã, prefeitura oficializa parceria com o Sebrae/MS

Programa Cidade Empreendedora promove ações voltadas para transformar a economia e ajudar no crescimento do município

Cb image default
Imagens: Divulgação

Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (9), na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, o prefeito de Batayporã, Germino da Roz Silva, formalizou a parceria com a instituição para a execução do Cidade Empreendedora – programa que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

As ações do programa já tiveram início no município no dia 21 de abril e, de acordo com o prefeito, a expectativa é que, com o programa, o município se desenvolva ainda mais. "Eu aderi ao Cidade Empreendedora, para trazer esse crescimento que eu vejo nos outros municípios do interior do Estado que já fazem parte do programa, então, a minha expectativa é muito positiva. Vamos conseguir trazer um marco importante no empreendedorismo do município, onde o Sebrae vai dar apoio às pequenas e médias empresas para que a gente consiga promover o desenvolvimento", pontuou Germino.

Na data, o evento foi aberto pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, que enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae em parceria com as entidades do Sistema S e setor produtivo. "Cada vez mais, o Sebrae tem avançado com trabalhos nos municípios, fazendo a diferença para a retomada da nossa economia. Essa atuação com as pequenas e médias empresas é feita em parceria com o Sistema S, que compõe a base, inclusive, do nosso Conselho do Sebrae. Hoje, temos agentes em todo o Estado dando suporte para as pequenas empresas e a grande maioria desse apoio é oferecida de forma gratuita ou em parceria com as prefeituras, como é o caso do programa Cidade Empreendedora", destacou Longen.

Com a adesão ao Cidade Empreendedora, Batayporã passa a compor o terceiro ciclo do programa e será acompanhada pelo Sebrae/MS durante 18 meses. O trabalho é desenvolvido a partir do eixo "Cidade de Negócios", uma estratégia voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo. Outros dez municípios também fazem parte do terceiro ciclo do Cidade Empreendedora, por isso, durante a cerimônia de assinatura de contrato, estiveram presentes representantes de Água Clara, Bataguassu, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

"Em cada município, trabalhamos em parceria com a Prefeitura Municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que juntos possamos promover o desenvolvimento. O Cidade Empreendedora atua para melhorar o ambiente de negócios de cada cidade, desburocratizar os processos, e, principalmente, para dar apoio aos empreendedores. Queremos que o empresário se fortaleça para que ele consiga melhorar o seu negócio, gerar emprego, renda, e, dessa maneira, alavancar o desenvolvimento", ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Dentre as iniciativas promovidas pelo programa estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias ou criação de uma Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Cidade Empreendedora em Batayporã

A cerimônia de assinatura veio como uma formalização da parceria entre a prefeitura e o Sebrae/MS, pois em Batayporã a execução do Cidade Empreendedora teve início no dia 21 de abril com a pesquisa socioeconômica. O levantamento teve o objetivo de identificar a opinião de quem mora no município sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido para o município pelo Sebrae, em conjunto com a Prefeitura Municipal.

No dia 25 de abril também teve início no município a ação "Sebrae na sua empresa". Por meio da iniciativa, agentes do Sebrae/MS vão percorrer pequenos negócios do município para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas ao clicar aqui ou por meio do número 0800 570 0800.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.