Buscar

Parceria alavanca pecuária leiteira em Anaurilândia

Cb image default
Imagem: Arquivo/Nova News

Nesta semana, o prefeito Edinho Takazono, do PSDB, voltou a destacar a diversificação econômica de Anaurilândia, que tem aberto espaço para o setor de grãos ao mesmo tempo em que investe na pecuária.

Exemplo disso é o resultado da parceria firmada entre o Instituto BioSistêmico (IBS), no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o Sebrae.

Além de cuidar da saúde do rebanho e da qualidade do leite, os técnicos do IBS que atuam com o Vaca Móvel - unidade equipada com instrumentos de laboratório que permitem a realização de testes e análises do leite - realizam a IATF, Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

Em 2020, foram 5.376 vacas inseminadas, com 2.881 prenhezes. Nas 30 propriedades atendidas pelo técnico do Senar, Ronaldo Adriano Bandoch, em Anaurilândia, nasceram 97 bezerras de 137 vacas inseminadas na última rodada de IATF.

“Essa parceria contribui para alavancar a pecuária leiteira no Mato Grosso do Sul. A satisfação dos produtores é geral, pois antes precisavam comprar bezerras leiteiras fora e com bastante dificuldade. Hoje, temos bezerras de boa qualidade nascendo e, futuramente, elas produzirão cerca de 15 a 20 litros de leite por dia”, destaca Ronaldo.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.