Buscar

Parceria entre Agepen e Senar leva capacitação profissional em horticultura a reeducandos de Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Divulgação

Cultivos de hortaliças e tubérculos é tema de curso que está sendo ministrado a reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina. A iniciativa integra parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o objetivo de capacitá-los profissionalmente.

O curso "Implantação e Manejo Básico de Horta" abrange a exploração de várias espécies de plantas, como culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos.

No total, oito internos participam das atividades teóricas e práticas. Dentre os temas abordados, aprendem sobre a importância das hortaliças, definição da área para implantação da horta e do local para construção de canteiros.

Além disso, os alunos são instruídos a preparar o solo para a plantação, adubação, poda, irrigação, cuidado com pragas e doenças, colheita e implantação de sombrites ou estufas, além de técnicas de comercialização.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Segundo o diretor da unidade penal, Rogério Capote, a capacitação também servirá para revitalizar a horta existente na unidade prisional, cujo foco, além de reforçar a alimentação no local, é a distribuição de hortaliças a instituições sociais.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, todo aprendizado oferecido em cursos profissionalizantes é uma ferramenta para estimular os custodiados a não voltarem a cometer crimes. “E essa capacitação em horticultura foi promovida com o intuito de ocupar produtivamente os apenados, além de ser uma opção de reinserção no mercado de trabalho”, ressalta.

Os cursos de capacitação para a massa carcerária de Mato Grosso do Sul são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Assistência Educacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.