Buscar

Pelo 4º mês seguido, Nova Andradina registra saldo positivo na geração de empregos

Cb image default
Comércio foi o setor com maior destaque na geração de empregos em abril no município de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo

Pelo 4º mês consecutivo, o município de Nova Andradina registrou saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, divulgados nesta quarta-feira (26).

Foram +93 postos de trabalho em janeiro, +165 em fevereiro, +151 em março e +175 em abril. No caso de abril, o saldo positivo é resultado de 605 contratações e 430 demissões.

Ainda com relação a abril, em Nova Andradina, todos os segmentos registraram bom desempenho no saldo de empregos formais, ficando o ranking da seguinte forma: Comércio (+73), Indústria (+43), Serviços (+31), Agropecuária (+18) e Construção (+10).

Região

No que se refere aos demais municípios da região, além de Nova Andradina, o único que registrou saldo positivo na geração de empregos em abril foi Batayporã (+66).

As demais cidades não obtiveram um bom desempenho, com mais demissões do que contratações. É o caso de Angélica (-25), Ivinhema (-23), Anaurilândia (-17), Novo Horizonte do Sul (-04) e Taquarussu (-02).

Mato Grosso do Sul*

Em Mato Grosso do Sul, 4.309 novas vagas de emprego com carteira assinada foram abertas no mês de abril, com destaque para o desempenho do setor de Serviços, que gerou 1.703 vagas. Na Indústria, foram abertas 873 novas vagas e na Agropecuária, 692 vagas a mais. Os dados estão na Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho do mês de Maio, elaborada pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com base nos dados do Caged.

Em 12 meses, Mato Grosso do Sul acumula 35.230 novas vagas criadas, sendo 19.998 delas somente neste primeiro quadrimestre de 2021. Em termos de ranking nacional de geração de novos empregos formais o Estado ficou em 9º na criação de novas vagas no mês de abril.

Entre os cinco maiores municípios geradores de postos de trabalho de janeiro a abril de 2021 estão Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Chapadão do Sul.

Brasil**

No mês de abril foram gerados 120.935 empregos com carteira assinada no país. O saldo positivo é resultado de 1.381.767 contratações e de 1.260.832 demissões ao longo do mês. O estoque, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, em abril de 2021 contabilizou 40.320.857 vínculos, o que representa uma variação de 0,30% em relação ao estoque do mês anterior.

“Criamos 120 mil empregos no mês de abril de 2021. Isso totaliza 2,2 milhões de empregos desde julho do ano passado. Estamos num período de menos de um ano, criamos 2,2 milhões de empregos. Criamos emprego todo mês”, ressaltou o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ele observou que o ritmo de criação de empregos neste mês de abril foi menor que os anteriores em razão do impacto da segunda onda da Covid-19, que ampliou medidas de isolamento no país. (Com informações do Governo de MS* e do Governo Federal**).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.