Publicado em 19/08/2021 às 13:56, Atualizado em 19/08/2021 às 18:02

Pequenos produtores de Nova Andradina participam de capacitação sobre associativismo

Oficina realizada pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal é uma das ações do programa Cidade Empreendedora no município

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação/Cogecom

Nessa quarta-feira (18), pequenos produtores de Nova Andradina participaram de uma oficina sobre Associativismo promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI). A capacitação fez parte do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano, e seguiu os protocolos de biossegurança.

Participaram da capacitação presidentes e lideranças dos assentamentos rurais localizados no município. Na data, o consultor do Sebrae/MS Saulo Meneguite expôs como funciona o Associativismo, o que é uma Associação e os benefícios que esse tipo de organização proporciona.

"Quando dizemos associação estamos falando em representação. É um grupo que possui necessidades em comum e que quando se organiza consegue ter vantagens, como obter um CNPJ e conseguir melhores preços na compra de produtos. Queremos levar conhecimento para que os produtores possam ter autonomia e tomar as próprias decisões", pontuou Saulo.

De acordo com o médico veterinário que atua na Semdi como técnico de campo, Paulo Rogério Rolim Prestes, as lideranças que participaram da oficina se mostraram muito engajadas e o conhecimento apresentado ao público será fundamental para a organização dos produtores.

"Nova Andradina tem mais de 2 mil produtores da agricultura familiar e grande parte dos projetos executados pela prefeitura é realizada nesses assentamentos. Então, acreditamos que com associações fortes e bem estruturadas teremos mais facilidade em atender as demandas das comunidades", explicou Paulo.

Suporte para as associações

Essa foi a segunda oficina realizada para os pequenos produtores de Nova Andradina e a capacitação integra o acompanhamento que é oferecido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, no âmbito do Associativismo. Durante a execução da iniciativa no município, Saulo irá trabalhar junto aos pequenos produtores interessados com a proposta de auxiliá-los na criação de associações ou na reestruturação das já existentes.

"Foi feito um plano de ação junto à prefeitura e o trabalho é desenvolvido em três etapas. A primeira que é essa que está sendo realizada agora, inclui três palestras sobre o que o é o associativismo e de que maneira essa organização deve ser feita. Depois faremos o diagnóstico da realidade de cada assentamento e, se já houver uma Associação, identificar em que situação ela está. A partir daí, começa a consultoria personalizada que irá ajudar os produtores em cada caso. Seguem para as próximas etapas, aqueles interessados que participarem ativamente do cronograma", esclareceu Saulo.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou na Prefeitura de Nova Andradina (67) 3441-1251.

Com informações assessoria Sebrae/MS