Buscar

Pesquisa aponta Nova Andradina entre os melhores municípios do País em educação

Rede municipal de ensino volta a ser destaque nacional; levantamento foi realizado em 3.950 municípios

Pesquisa realizada entre os meses de junho e agosto em Ministérios, sites governamentais e Lei de Responsabilidade Fiscal incluiu Nova Andradina entre os melhores municípios do Brasil em educação. A premiação deverá ser entregue à secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Nair Lorencini Russo, no próximo dia 12 de dezembro em Recife (PE).

O Certificado Qualidade Total Brasil-Suíça é uma comenda destinada as 100 melhores pesquisas de utilidade pública realizadas pela União Brasileira de Divulgação (UBD). "O título é concedido como uma forma de reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido pelos melhores gestores do País na esfera da educação", detalhou a UBD.

De acordo com a entidade responsável pelo levantamento, as ações realizadas em Nova Andradina atendem aos requisitos de excelência em gestão pública no tocante aos critérios de avaliação referentes à transparência, responsabilidade fiscal e comprometimento com a sociedade. 

Ações atendem requisitos de excelência em gestão pública (Foto: Natalho Cuer/PMNA)

Nova Andradina compõe o ranking dos 100 melhores em educação entre os 3.950 municípios pesquisados. "Conquistas como essa vêm graças ao apoio incondicional que temos recebido do nosso prefeito Roberto Hashioka somado ao empenho da nossa equipe, dos diretores, professores e de todos os funcionários que fazem parte do quadro da Semec", frisou Nair.

Para Hashioka, a notícia vem em momento apropriado. "Nesta semana já tivemos a satisfação de ver Nova Andradina entre os melhores municípios do País na gestão da assistência social, agora, com este reconhecimento à educação, temos ainda mais a certeza de que estamos trilhando um caminho correto em prol da nossa população", afirmou o prefeito.

Destaque

Esta é a segunda vez, em menos de um mês, que a rede municipal de Nova Andradina é destaque no País. Recentemente, a Escola Municipal Pingo de Gente foi inclusa em ranking que aponta as principais unidades escolares referências em ensino do Brasil. O levantamento foi elaborado e divulgado pelo QEdu – uma plataforma nacional de dados sobre a educação.

A pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é outra amostragem que ratificou os avanços do município. Os dados referentes à avaliação nos anos finais do Ensino Fundamental (8ª série/9º ano) colocaram a rede pública de Nova Andradina na primeira posição do Estado, com IDEB observado de 5.2.

Os resultados também apontam a educação de Nova Andradina como uma das melhores de Mato Grosso do Sul nos anos iniciais (4ª série/5º ano). O índice geral de 5.9 foi o segundo do Estado. Além disso, o município superou a meta nacional do IDEB em todos os critérios de avaliação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.