Publicado em 12/05/2025 às 14:28, Atualizado em 12/05/2025 às 18:36

PMA intensifica combate a queimadas na Bacia do Rio Paraná

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: PMA

O 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) participando da  Operação Prolepse na Bacia do Rio Paraná, região estratégica do Mato Grosso do Sul. A ação tem como foco a prevenção e repressão a crimes ambientais relacionados a queimadas e incêndios florestais, especialmente no período de estiagem.

A fase ostensiva da operação envolve fiscalizações preventivas em propriedades rurais e áreas vulneráveis, com o objetivo de identificar e eliminar riscos antes do surgimento de focos de incêndio. A presença dos policiais também atua como forma de coibir práticas irregulares, como o uso inadequado do fogo para limpeza de pastagens.

Além das fiscalizações, a operação inclui ações de educação ambiental. Comunidades locais estão sendo orientadas sobre os prejuízos causados pelo fogo à vegetação nativa, à fauna e ao equilíbrio ambiental, bem como sobre as penalidades legais para quem for flagrado infringindo a legislação.

A Operação Prolepse permanece em andamento em toda a Bacia do Rio Paraná e deve continuar durante todo o período crítico de seca. A expectativa é de que a integração entre fiscalização, orientação e uso de tecnologia contribua para a redução dos focos de incêndio no estado em 2025.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.