Publicado em 24/03/2022 às 08:16, Atualizado em 24/03/2022 às 12:17

Polícia Militar apresenta proposta para criação da Guarda Civil Municipal em Nova Andradina

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação / 8º BPM

O 8° Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) apresentou, na manhã desta quarta-feira (23), durante reunião com a presença de diversas autoridades, a proposta de criação da Guarda Civil Municipal em Nova Andradina.

Segundo o 8º BPM, com uma estimativa populacional no ano de 2022, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 56.057 habitantes, Nova Andradina ainda não possui em sua estrutura orgânica uma Guarda Civil Municipal, o que, poderia contribuir para a proteção de bens, serviços e instalações do município.

Durante o evento, foi explicado que a Lei 13.022/2014, que trata do Estatuto Geral das Guardas Municipais, fez com que o serviço passasse a ter a função de proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunidade e uso progressivo da força.

O comandante do 8° Batalhão, tenente-coronel J. Roberto, disse que a criação da Guarda Civil Municipal, que seria subordinada ao chefe do Poder Executivo Municipal, virá para somar esforços e parcerias na preservação da ordem pública e de uma maior sensação de segurança.

Participaram do encontro, o prefeito José Gilberto Garcia; a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Nova Andradina, Etiene Cintia Ferreira Chagas; o presidente da Câmara Municipal, Leandro Fedossi; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Nova Andradina, Stênio Parron, e demais autoridades locais.

A reunião contou ainda com a presença da supervisora Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, primeira mulher a comandar a Guarda Civil Municipal no município de Dourados. A galeria com imagens do evento está disponível aqui. (Com informações do 8º BPM).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!