Buscar

População de Batayporã deve procurar ESF e se vacinar contra a gripe; confira o público de cada etapa da campanha

Em Batayporã, salas de vacinas das unidades Santo Antônio e Santa Luzia realizam imunização

Cb image default

 Imunizantes previnem Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B. Foto: Breno Esaki/SES-DF

A campanha de vacinação contra a gripe segue com o público-alvo previsto na primeira fase até o dia 10 de maio. Em Batayporã, crianças de seis meses a cinco anos, mulheres com até 45 dias de pós-parto e profissionais de saúde devem comparecer às salas de vacinas das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Santo Antônio para serem imunizados.

A imunização contará ainda com outras duas fases: a segunda vai do dia 11 de maio até 8 de junho, período em que serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos e professores.

Já a última fase começa no dia 9 de junho e vai até o dia 9 de julho. Nessa etapa serão vacinados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Os imunizantes previnem contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e a Influenza B. Conforme a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches, a campanha é importante para evitar transtornos e promover mais qualidade de vida.

"Estamos em um momento em que é fundamental nos mantermos saudáveis. Evitar um quadro gripal sério é evitar evoluir para problemas respiratórios mais graves e também se expor em idas ao hospital e contrair outras doenças", analisou a gestora.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 aguardem pelo menos 14 dias para receber a vacina contra gripe. A orientação não se deve a reações já monitoradas, e sim à falta de estudos detalhados sobre a combinação dos dois imunizantes, o que faz o órgão optar por uma postura de precaução.

Serviço

As salas de vacinas das ESF Santo Antônio e Santa Luzia realizam atendimento das 7h às 10h e das 13h às 16h de segunda a sexta-feira. As equipes das unidades orientam à população para que apresente cartão SUS, CPF e carteirinha de vacinação ao comparecer para ser imunizada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.