Publicado em 19/04/2021 às 07:46, Atualizado em 19/04/2021 às 12:34

Praça do Bairro Argemiro Ortega está às escuras há quase duas semanas, dizem moradores

Município diz que desativação do serviço é intencional, para evitar aglomerações nos espaços públicos durante a pandemia de Covid-19

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: WhatsApp / Nova News

Neste final de semana, moradores do Bairro Argemiro Ortega, em Nova Andradina, entraram em contato com o Nova News para reclamarem da ausência do serviço de iluminação pública na praça existente no local.

Segundo o relato de alguns cidadãos, há cerca de duas semanas a praça está completamente às escuras. “A falta da iluminação acaba contribuindo para a sensação de insegurança”, disse um morador.

Uma mulher residente nas proximidades disse que seu marido espera o ônibus para ir ao trabalho toda madrugada na praça e que a escuridão no local é total. “Está tão escuro que foi difícil até mesmo conseguir fazer as fotos para mostrar o problema”, afirmou.

Imagens: WhatsApp / Nova News

Providências

De forma simultânea à publicação desta matéria, o Nova News repassou o caso à Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom) da Prefeitura Municipal para que a pasta responsável seja acionada. 

Posição do município

A Cogecom disse ao site que as luzes de vários espaços públicos foram apagadas de forma proposital para evitar aglomerações nestes locais e para, de certa forma, levar a população a cumprir o toque de recolher, uma vez que, segundo o município, havendo iluminação pública, as pessoas acabam permanecendo nestes locais, praticando esportes e outras atividades em grupo. A medida teria sido tomadas desde que houve o agravamento da pandemia.

Orientação

Como os moradores que mantiveram contato com a reportagem afirmam que a falta da iluminação acaba por aumentar a sensação de insegurança, eles foram orientados a fazerem uma reclamação formal por meio do telefone disponibilizado pelo município para esta finalidade, que é o 0800-647-8746.

Cb image default
Imagem: Divulgação / PMNA

Descontentamento

"Aqui é um local distante do centro, onde policiamento não está tão presente, e entendemos que a praça às escuras acaba sendo um ambiente propício para a prática de atividades ilícitas, como o uso de drogas, por exemplo. Além disso, vários trabalhadores utilizam a praça de madrugada para esperar os ônibus que os transportam até os frigoríficos da cidade e usinas da região. Nós precisamos desse serviço... nós pagamos pela iluminação pública!", argumentou outra cidadã.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!