Publicado em 01/10/2014 às 11:41, Atualizado em 26/04/2017 às 10:45

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição no IFMS termina sexta-feira

Há vagas em Nova Andradina, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Ponta Porá, Coxim e Três Lagoas

, IFMS

O prazo para que os candidatos solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2015 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no valor de R$ 25, termina na sexta-feira (03). O requerimento de isenção está disponível no endereço www.ifms.edu.br, onde também é possível acessar o sistema de inscrições.

Para obter a isenção da taxa, é preciso comprovar baixa renda. O candidato hipossuficiente deve entregar o requerimento preenchido no câmpus em que concorre à vaga juntamente com a ficha de inscrição assinada e as cópias de um documento oficial com foto e do comprovante do Número de Identificação Social – NIS.

A documentação também pode ser enviada pelos Correios, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento, para Comissão Central de Seleção do IFMS, na Rua Ceará, 972, Santa Fé – CEP 79.021-000, Campo Grande/MS. A resposta ao pedido de isenção será publicada até 17 de outubro. O candidato que não for contemplado deverá efetuar o pagamento do boleto até 21 de outubro.

 Em Nova Andradina, há vagas para Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática

Exame de Seleção – O IFMS está com 1.040 vagas abertas para ingresso em cursos técnicos de nível médio integrado no primeiro semestre letivo de 2015. As inscrições devem ser feitas até 20 de outubro, pela Central de Seleção do IFMS.

São ofertadas sete opções de cursos gratuitos com vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O candidato deve ter o ensino fundamental completo e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição. 

Os cursos técnicos integrados possibilitam ao estudante cursar o ensino médio e a formação técnica ao mesmo tempo.

Cotas – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. A opção de cotista (beneficiário de ação afirmativa) deverá ser informada no ato da inscrição.

Prova – Será aplicada no dia 16 de novembro, nos sete municípios onde o IFMS possui câmpus. São 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. O resultado do Exame de Seleção 2015 deverá ser divulgado até 2 de dezembro.